02167naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501070008226000090018950000960019852013990029465000170169365000170171065300190172765300240174665300170177065300220178770000130180970000180182270000190184077300660185921211682020-03-12 2020 bl uuuu u00u1 u #d1 aRÉVILLION, J. P. aO mercado de alimentos vegetarianos e veganosbcaracterísticas e perspectivas.h[electronic resource] c2020 aTítulo em inglês: The vegetarian and vegan food market: characteristics and perspectives. aEste artigo de revisão vale-se de dados secundários para identificar as características e motivações de consumidores que se consideram ?veganos? ou ?vegetarianos? e para avaliar a importância e características dos mercados de produtos voltados para esses segmentos no Brasil e no mundo. Os mercados de alimentos ?vegetarianos? e ?veganos? representam um nicho de mercado ? de forte crescimento no mundo ? alavancado pela crescente preocupação dos consumidores com o impacto da alimentação em sua saúde, com o bem-estar animal e com o impacto ambiental dos sistemas produtivos, especialmente da produção pecuária. Esses motivos também têm atraído cada vez mais pessoas que, embora não se enquadrem nas categorias anteriores, compartilham essas preocupações e querem diminuir o consumo de alimentos de origem animal (os ?flexitarianos?). Tal demanda tem levado a uma crescente oferta de produtos destinados a esses consumidores, com uma crescente diversidade de propostas que vão desde a oferta de alimentos in natura, processados ou, ainda, alimentos processados similares (substitutos) a produtos de origem animal. Essa oferta se distribui entre lojas especializadas, redes de supermercados, redes de restaurantes e vendas diretas pela internet em sites especializados. A dinâmica mercadológica desses produtos é observada tanto em países desenvolvidos como no Brasil. aAgribusiness aAgronegócio aMercado vegano aMercado vegetariano aVegan market aVegetarian market1 aKAPP, C.1 aBADEJO, M. S.1 aDIAS, V. da V. tCadernos de Ciência & Tecnologiagv. 37, n. 1, e26603, 2020.