02178naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000140006024501160007426000090019050001030019952014370030265000200173965000090175965000100176865000230177865300200180165300200182170000240184170000170186577300660188221211642020-03-12 2020 bl uuuu u00u1 u #d1 aRAUTA, J. aProdução de derivados lácteos com valor agregadobfatores que influenciam a decisão.h[electronic resource] c2020 aTítulo em inglês: Production of value-added dairy products: factors that influence the decision. aOs fatores preponderantes para a produção de derivados lácteos de valor agregado são: oportunidade de negócio por meio da identificação e atendimento de um nicho de mercado, uso de insumos diferenciados e implementação de uma estratégia de posicionamento consistente. A capacidade de uma empresa gerar valor superior aos dos concorrentes perpassa pela formulação e implementação de estratégias, que visam à vantagem competitiva, e uma das maneiras de se fazer isso é ofertar produtos diferenciados. Este estudo pretendeu determinar como uma companhia produtora de derivados lácteos decide pela estratégia de agregação de valor ao seu produto final. Para isso, optou-se por um estudo de caso, com análise qualitativa e exploratória, após entrevistas com o Diretor- Executivo, e formulários semiestruturados. Como resultados obtidos, identificou-se que, além de oportunidade, conhecimento e gestão, outros dois fatores contribuem para a decisão de fabricar produtos distintos: cultura organizacional favorável a inovação, e a capacidade de mobilizar recursos diferenciados nesse processo. Esses fatores foram balizados pela aspiração de angariar um preço prêmio para uma matéria-prima exímia. Elementos foram delineados por estratégia de integração vertical e trade-offs, de modo a tornar o processo eficiente, maximizando os recursos e o lucro da empresa, garantindo sua perenidade no mercado. aDecision making aMilk aLeite aTomada de Decisão aCompetitiveness aCompetitividade1 aREVILLION, J. P. P.1 aWINCK, C. A. tCadernos de Ciência & Tecnologiagv. 37, n. 1, e26430, 2020.