02904nam a2200361 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000230007424501290009726001760022630000140040250001400041652016390055665000240219565000140221965000170223365000180225065000150226865000140228365300180229765300150231565300160233065300320234670000180237870000180239670000240241470000180243870000200245670000230247670000210249970000220252021180632020-01-09 2019 bl uuuu u01u1 u #d a2358-91321 aFRAGALLE, C. V. P. aStakeholders como centro da estratégia do projeto Pecuária do Futurobum caminho para a inovação.h[electronic resource] aIn: SIMPÓSIO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA, 4., 2019, São Carlos, SP. Ciência, inovação e mercado: anais. São Carlos, SP: Embrapa Instrumentaçãoc2019 ap. 63-67. aEditores: Paulino Ribeiro Villas-Boas, Maria Alice Martins, Débora Marcondes Bastos Pereira Milori, Ladislau Martin Neto. SIAGRO 2019. aResumo: O trabalho descreve uma das experiências do projeto Pecuária do Futuro, que tem como foco a interação com stakeholders e seus três princípios: estratégia integrada de engajamento, influência na governança e geração de inovação. A governança do projeto ocorre em tempo real, com ajustes de direção realizados para chegar ao produto ideal a partir de cada iteração com os stakeholders com uso de metodologias de experimentação de produtos e serviços. A experiência descrita é a mais recente interação, o teste de três protótipos de ferramentas apontadas por esses stakeholders desde o início do projeto como úteis para o cliente. Os protótipos foram desenvolvidos no software Pidoco, testados por um grupo focal de produtores e técnicos em seus telefones celulares e avaliados por meio de uma matriz de feedback utilizada em dinâmicas de design thinking. Ainda, os stakeholders propuseram funcionalidades nos protótipos com o uso de metodologia de visual thinking. Os pesquisadores do projeto analisaram em tempo real as sugestões de melhoria. Dez dias foi o tempo do ciclo de preparação dos protótipos, testes e a incorporação das melhorias. Os novos protótipos serão novamente expostos a uma rede de 400 stakeholders ligados ao Portfólio de Pastagens da Embrapa. A ferramenta Pidoco se mostrou eficiente para o teste rápido de protótipos e a possibilidade de testar funcionalidades durante a execução do projeto, com a pesquisa ainda no campo, o que permite fazer ajustes nas atividades que estão ocorrendo para implementar a solução ideal de acordo com a demanda dos clientes. aInnovation adoption aLivestock aStakeholders aComunicação aInovação aPecuária aCommunication aEngagement aEngajamento aProjeto Pecuária do Futuro1 aSANTOS, P. M.1 aTELLES, M. A.1 aPEZZOPANE, J. R. M.1 aSANTOS, T. T.1 aNOGUEIRA, S. F.1 aSILVA, G. B. S. da1 aKOENIGKAN, L. V.1 aMAIO, A. M. D. de