01470naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500640008026000090014452008140015365000180096765000110098565300120099665300160100865300180102465300220104265300100106465300260107465300190110065300180111977300910113711117032004-09-24 1990 bl uuuu u00u1 u #d1 aCOSTA, M. A. da aFormação do preço de vendabo método do valor presente. c1990 aO texto se propõe a expor um método de custeamento, análise de rentabilidade e simulação de preços a valor presente. No tocante a custos, o método escolhido foi o custeio direto aplicado a padrões físicos e custos correntes de reposição; para análise de rentabilidade é utilizado o conceito de margem de contribuição; e para fins de formação do preço de venda são propostas algumas fórmulas para cálculo dos preços de venda à vista e a prazo.Todo o argumento considera a relevância da expectativa de variações de preços, tanto no momento da ela-boração das tabelas de preço de venda que vigem em um determinado período de tempo, como na avaliação da margem de contribuição em termos relativos e absolutos, com suas implicações perante o resultado da atividade empresarial. aprofitability aPreço acosting acusteamento alucratividade anet present value aPrice atransaction on credit avalor presente avenda a prazo tRevista de Administração de Empresas, São Paulogv.30, n.2, p.47-57, abr./jun.1990.