03353naa a2200301 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501820008026000090026250000130027152023990028465000100268365000100269365300330270365300320273665300350276865300370280365300350284065300350287565300190291065300170292965300110294665300130295770000180297070000210298877300420300921047772019-03-13 2016 bl uuuu u00u1 u #d1 aNIEDERLE, P. A. aReconfigurações institucionais nos Mercados agroalimentaresba construção dos regulamentos de uso das indicações geográficas para vinhos no Brasil.h[electronic resource] c2016 aAPROVALE aO artigo analisa as mudanças ensejadas pela estruturação das Indicações Geográficas (IG) no segmento Em seguida, com base em pesquisas conduzidas em cinco regiões vinícolas brasileiras, analisa o processo de construção dos Regulamentos de Uso. Os resultados demonstram que, apesar das fragilidades institucionais que caracterizam o uso deste instrumento de propriedade intelectual no Brasil, existe coerência nas normas estabelecidas para os diferentes contextos estudados. Isto decorre de um processo de coordenação setorial, o qual se pauta pela construção de um sistema de IG que mescla mudança organizacional e tecnológica com a revalorização dos atributos socioculturais dos territórios. Institutional reconfigurations in the agro-food markets: the construction of the Code of Practices of Brazilian wine Geographical Indications: This paper analyzes the changes carried out by the organization of the Geographical Indications (GIs) in the Brazilian wine sector. Initially, it discusses the role of grades and standards in the market governance. Then, based on research conducted in five Brazilian wine regions, it analyzes the construction of the GI Code of Practices. The results show that despite the institutional eaknesses that characterize the use of this intellectual property tool in Brazil, there is coherence in the rules established for the different contexts studied. This is consequence of a sectoral coordination process, which is characterized by the construction of a GI system that combines organizational and technological change with the re-valorization of socio-cultural attributes of the territories. 1. Introdução??????????......?02 1.1. O papel das instituições na construção dos mercados........................................04 2. A trajetória das IG como instrumentos de propriedade intelectual..........................06 3. O mercado vinícola e as IG para vinhos no Brasil.................................................08 4. Os Regulamentos de Uso: as normas reconfigurando mercados......................11 5. Considerações finais..............................17 6. Referências...........................................19 FIGURA 01: Rede de organizações nos projetos de IG para vinhos finos 11 LISTA DE QUADRO QUADRO 01: Principais definições dos Regulamentos de Uso das Indicações Geográficas vinícolas brasileiras 14 aWines aVinho aDenominação de origem (DO) aDenomination of origin (DO) aGeographical Indications (GIs) aIndicação de procedência (IP) aIndicações Geográficas (IG) aIndications of provenance (IP) aInstituições aInstitutions aMArket aMercados1 aBRUNCH, K. L.1 aVIEIRA, A. D. P. tMundogv. 17, n. 36, e033, Dic. 2016.