01902naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000280006024500900008826000090017852011530018765000110134065300330135165300300138465300270141465300120144165300250145365300290147865300270150770000220153470000150155677300890157111092202003-11-07 2003 bl uuuu u00u1 u #d1 aVILAS BOAS, L. H. de B. aRelações de gênero nas organizaçõesbum estudo no setor de vendas de veículos . c2003 aDiante do discurso dominante atual, da igualdade e da neutralidade de gênero nas organizações, procura-se estudar as representações sociais elaboradas em torno das relações de gênero no espaço organizacional do setor de vendas de uma concessionária de veículos. Trata-se de um estudo exploratório, no qual se empregou o método da entrevista em profundidade, que permite o acesso aos discursos elaborados em torno das relações de gênero articuladas no espaço organizacional estudado. Com a utilização da Teoria das Representações Sociais, a qual estabelece um diálogo entre a Teoria das Organizações e a Psicologia Social, procurou-se desvendar as representações de gênero, tomando como referência categorias de análise ou arranjos organizacionais. Apesar de os novos processos organizacionais procurarem desenvolver um ambiente com oportunidades de trabalho e de ascensão profissional iguais para homens e mulheres, este estudo revela a existência de uma construção de gênero baseada nas diferenças existentes entre os sexos, na qual o respeito à singularidade do indivíduo muitas vezes não se mostra presente. agender aconcessionária de veículos aconcessionary of vehicles aespaço organizacional agênero aorganizational space arepresentações sociais asocial representations1 aPAULA NETO, A. de1 aCRAMER, L. tRevista de Administração, São Paulogv.38, nº 3, p.219-229, jul./ago./set. 2003.