02114naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024501210007926000090020052014330020965000190164265000190166165000120168065300230169265300250171565300220174070000170176270000220177970000230180177300600182420919462024-01-03 2015 bl uuuu u00u1 u #d1 aLIMA, F. T. de aEstudo exploratório do mercado das potencialidades de consumo do leite de cabra e seus derivados entre paulistanos. c2015 aResumo: A caprinocultura brasileira apresenta dificuldades na inserção de seus produtos no mercado, e a cidade de São Paulo destaca-se como principal centro consumidor dos produtos lácteos do país, configurando-se assim como um importante nicho de mercado. Objetivou-se traçar um perfil indicativo das características de consumo e das variáveis que influenciam paulistanos na decisão de consumir produtos de leite de cabra. Para isso, foram entrevistados 560 consumidores em três supermercados da cidade no período de agosto de 2011 a março de 2012. Deles, 58,75% sabiam da existência dos produtos, 12,14% consumiam derivados e 1,79% leite de cabra, mas 72% desconheciam qualquer benefício desses produtos. Entre os diferentes produtos, 97% consumiam queijo e 60% o leite longa vida, consumidos por serem considerados alimentos saudáveis e fortes. Quanto àqueles que não consumiam, 32,52% alegaram falta de conhecimento e 39,27% de falta costume e hábito, como principal motivo para derivados e leite, respectivamente. Daqueles sem hábito de consumo, 56% indicaram a possibilidade de consumo se houvesse mais informações e preço acessível. Aproximadamente 85% afirmaram que a oferta no mercado local não é satisfatória. Assim, os resultados nos indicam um baixo consumo de produtos de leite de cabra, mas com potencial para aumento, caso haja maior divulgação dos produtos e preços mais acessíveis. aCaprinocultura aLeite de Cabra aMercado aHábito de consumo aPerfil do consumidor aProdutos lácteos1 aSTURN, R. M.1 aRIBEIRO, A. R. B.1 aSOUSA, V. A. F. de tInformações Econômicasgv. 45, n. 3, maio/jun. 2015.