01354naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000200007424501260009426000090022052006600022965000180088965000210090765000100092865000320093865000290097065300160099965300260101570000220104177300610106320900682018-04-02 2017 bl uuuu u00u1 u #d a1415-78021 aSOUSA, D. N. de aNovos produtos e cortes diferenciadosbo potencial dos peixes nativos nos mercados da gastronomia.h[electronic resource] c2017 aEste artigo tem como objetivo analisar quais são as estratégias de inserção de peixes nativos nos mercados diferenciados da gastronomia, sob a perspectiva das pesquisas realizadas pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Na metodologia foram selecionadas três estratégias que foram descritas utilizando-se de dados secundários. Entre os resultados, postula-se que as estratégias de substituição de produtos globais por locais, como ocorre com os peixes nativos, novas hibridizações na gastronomia vêm sendo criadas, a partir de novos produtos e novos cortes, acarretando em novas identidades culturais e formas de consumo. aAlimentação aCadeia alimentar aPeixe aProduto derivado de pescado aSistema de alimentação aGastronomia aSistema agroalimentar1 aKATO, H. C. de A. tExtensão Ruralgv. 23, n. 4, p. 86-101, out./dez. 2017.