01883nam a2200145 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501250008126000550020652013920026165000280165365000270168165300290170820865302018-01-27 2017 bl uuuu u00u1 u #d1 aFERNANDES, O. J. aO poder de compra das instituições públicas como meio de alavancar o desenvolvimento regional.h[electronic resource] aO Pregoeiro, ano 13, n. 157, p. 45-47, 2017.c2017 aA Administração Pública brasileira, possui um grande poder de compra. Esse montante está estimado em R$ 600 bi/ano, o que representa 15% do PIB do Brasil, segundo dados de 2015 do Ministério do Planejamento. Segundo dados do Painel de Compras do Governo Federal, de 2012 a 2017 as pequenas empresas participaram de 60% de todos processos licitatórios e abocanharam 27% do valor total licitado, o que por si só não é pouco, pois foram 44 Bilhões de reais. O X da questão, é que poderia ser muito mais, pois apesar da grande participação, observa-se ainda uma possibilidade de aumento significativo, visto que, as micro e pequenas empresas representam 99% do total de empresas segundo dados da Receita Federal. Esses dados levam em conta somente órgãos participantes do SISG ? Sistema Integrado de Informações Gerenciais do Governo Federal. Mesmo o volume contratado com as pequenas empresas ser consideravelmente grande, existe um problema mais complexo e de difícil solução. Por constatação das compras do dia a dia, observa-se que a grande maioria das micro e pequenas empresas que participam de processos licitatórios eletrônicos está localizada em grandes centros. Nos municípios do interior essa participação se dá de maneira muito tímida, restringindo-se muito das vezes apenas na participação de licitações presenciais realizadas por prefeituras. aAdministração Publica aInstituição Pública aDesenvolvimento regional