01780nam a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501230008126000890020430000090029352011710030265000170147365000150149065300160150565300200152170000230154170000220156420735912024-04-19 2017 bl uuuu u00u1 u #d1 aCASTRO, G. S. A. aMacrologística da exportação de grãosbatualidades e perspectivas dos portos do arco norte.h[electronic resource] aIn: SIMPÓSIO SOBER NORTE., 1., 2017, Belém, PA. Anais... Belém: SOBER NORTEc2017 a4 p. aO Brasil vem superando anualmente seus recordes de produção agropecuária, balizando grande parte desta evolução no aumento da produção de milho e soja. Essa safra percorre trajetos complexos e sujeitos a pontos frágeis desde sua origem na produção até o seu destino no mercado nacional e internacional. Frente à degradação e à insuficiência da malha viária, as melhorias logísticas podem, em muitos casos, representar ganhos superiores aos da adoção de novas tecnologias agrícolas. Em especial, a logística direcionada para os portos do norte do país, região mais próxima dos mercados internacionais. Objetivou-se com este trabalho quantificar e qualificar os portos dos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão, chamados de Arco Norte, de forma a verificar se a capacidade atual e futura dos mesmos será suficiente para escoar a produção brasileira de milho e soja em um cenário de levar 40% da safra para o norte. Conclui-se que a capacidade atual dos portos do Arco Norte é suficiente para o escoamento das safras frente ao cenário atual, mas demanda uma expansão se for considerado um cenário de projeções mais otimistas. aAgronegócio aLogística aCommodities aMacrologística1 aDALMOLIN, T. DE C.1 aMAGALHÃES, L. A.