02237nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000150006024501240007526000620019930000090026149000690027052015950033965000150193465300230194965300090197265300140198165300160199570000200201120615592017-02-17 2016 bl uuuu u0uu1 u #d1 aDELIZA, R. aO Design da embalagem e a comunicação com o consumidor infantilbo passo-a-passo de um estudo.h[electronic resource] aRio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentosc2016 a6 p. a(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 214). aEntender o consumidor e a forma como ele se relaciona com os alimentos é um desafio para a academia e a indústria. Diversas pesquisas têm sido realizadas ao redor do mundo com esse objetivo, principalmente relacionadas ao consumidor adulto; no entanto, existem poucas que enfocam o consumidor infantil. O presente estudo objetivou investigar a expectativa de crianças de 7 a 10 anos de idade em relação às bebidas lácteas e verificar o efeito de diferentes fatores da embalagem na referida expectativa, relatando o passo-a-passo que envolve esse tipo de pesquisa. A expectativa hedônica foi avaliada em escalas hedônicas faciais de nove pontos (1: odiar, 5: mais ou menos, 9: adorar) e para a descrição das características esperadas nas bebidas foi utilizado o método Check-all-that-apply (CATA). As embalagens das bebidas lácteas foram preparadas especialmente para o estudo seguindo delineamento experimental. 247 crianças de duas escolas particulares do Rio de Janeiro localizadas em bairros de distintos níveis socioeconômicos participaram do estudo. Verificou-se que pesquisas com crianças necessitam de atenção especial e devem seguir um protocolo que seja amigável, simples e com acompanhamento constante durante o preenchimento dos questionários. As crianças utilizaram com facilidade a escala hedônica de 9-pontos e também o método CATA, tendo sido capazes de perceber diferenças entre as amostras. Os diferentes fatores da embalagem influenciaram diferentemente a expectativa das crianças em relação às bebidas dependendo do nível socioeconômico. aConsumidor aAnálise sensorial aCATA aCrianças aExpectativa1 aSOUZA, R. C. de