01832nam a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001902000190006010000180007924500790009726000290017630000110020552013250021665000210154165000120156265000300157465000230160465000110162720580772016-12-06 2016 bl uuuu 00u1 u #d a978-15351480301 aMARINI, J. A. aComercialização e economia aplicados aos sistemas produtivos agrícolas. aCharleston: Amazonc2016 a216 p. aPARTE I - Introdução: comercialização e a ótica das cadeias agroindustriais; eficiência e mecanismos de comercialização. Particularidades dos produtos agrícolas e agroindustriais: aspectos da demanda e da oferta; desafios da comercialização de produtos agroindustriais. Mecanismos de comercialização: uma descrição das alternativas: mercado spot, mercado a termos e de frutas; contratos de longo prazo; integração vertical. Modelo para a escolha do mecanismo de comercialização: funções dos mecanismos de comercialização; um modelo geral de comercialização. Estratégias em mercados de futuros e opções: modo de funcionamento; complementaridade entre mercados spot e de futuros; exemplos de hedging de compra e de venda; risco de base: efeitos sobre as estratégias de hedging; mercado de futuros no Brasil e mercado de opções; estratégias no mercado de opções. PARTE II - Demanda alimentar e teoria do comportamento do consumidor: dinâmica do mercado alimentar: abordagem inicial; mecanismo de mercado; preferências do consumidor agroalimentar; indiferenças e substituição de produtos; projeção de demanda. Oferta de produtos agroindustriais: elementos da teoria da firma: conceito de firma; função de produção e função de custo; a empresa agrícola como uma organização. aCadeia produtiva aConsumo aDesenvolvimento agrícola aEconomia agrícola aOferta