01976nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024501270008326002260021050000440043652011110048065300230159165300090161465300300162370000140165370000180166770000160168570000130170170000150171470000170172920569452016-11-28 2016 bl uuuu u00u1 u #d1 aOLIVEIRA, D. C. R. aDesenvolvimento de leite achocolatado com probiótico utilizando metodologia baseada no consumidor.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 25.; CIGR SESSION 6 INTERNATIONAL TECHNICAL SYMPOSIUM, 10., 2016, Gramado. Alimentação: árvore que sustenta a vida. Anais... Gramado: SBCTA Regionalc2016 aFood: the tree that sustains life. 854. aO desenvolvimento de produtos inovadores é fundamental para as indústrias como estratégia para manter e alcançar o sucesso no mercado. No presente estudo foi utilizada metodologia descritiva para o desenvolvimento de leite achocolatado (4,5% e 9% de açúcar e 1,5% e 2,5% de cacao) com probiótico (8,2 x 106UFC/mL de Lactobacillus acidophilus), a saber: Marque tudo que se aplica (CATA) através da participação de oitenta consumidores. Essa metodologia foi aplicada visando caracterizar sensorialmente a bebida e obter informações sobre os atributos que dirigiram a preferência do consumidor, a fim de alcançar um produto com elevada aceitação. Foi possível desenvolver leite achocolatado com probiótico não fermentado com adequada aceitabilidade. A amostra preferida foi formulada com elevado conteúdo de açúcar e cacao, indicando que essas características dirigiram a preferência. As questões CATA propiciaram bom poder discriminativo entre as amostras, sugerindo que a metodologia rápida de caracterização sensorial foi eficiente quando aplicada no desenvolvimento do produto. aAnálise sensorial aCATA aMarque tudo que se aplica1 aCAIMI, D.1 aJAUNARENA, I.1 aLORENZO, I.1 aARES. G.1 aDELIZA, R.1 aGIMÉNEZ, A.