01769nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024501060008326000480018952010670023765000080130465300110131265300310132365300230135465300250137765300310140265300230143365300250145665300420148165300160152320521882019-03-08 2005 bl uuuu u0uu1 u #d1 aMELLO, L. M. R. de aAtuação do Brasil no mercado internacional de uvas e vinhos - Panorama 2004.h[electronic resource] aEmbrapa Uva e Vinho, Bento Gonçalvesc2005 aA atuação do Brasil no mercado internacional se apresenta deficitária no que diz respeito a balança comercial do setor vitivinícola. O país de caracteriza como importador no mercado de vinhos finos e de uvas passa. Em 2004 a participação dos vinhos importados em relação aos vinhos finos de mesa (de viníferas) comercializados no país representou 62,26% do total consumido no mercado interno, representando um incremento nas importações de 34,59%, em relação ao ano anterior (Tabela 1). A globalização da economia permitiu ao consumidor ter a sua disposição marcas e origens de vinhos de grande parte dos países produtores. Da mesma forma em que os vinhos importados estão tomando o espaço dos vinhos finos nacionais no mercado brasileiro, o Brasil está se preparando para ingressar em novos mercados no exterior. O Rio Grande do Sul criou um Consórcio de Exportação (Wines for Brezil) e está elaborando o planejamento estratégico visão 2025, como instrumentos para a valorização e o desenvolvimento da Vitivinicultura Brasileira. aUva aBrasil aExportação (suco de uva) aExportação (uva) aExportação (vinho) aImportação (suco de uva) aImportação (uva) aImportação (vinho) aMercado Internacional (uvas e vinhos) aSuco de uva