01339naa a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501040008226000090018652007980019565000110099365000120100465300130101665300090102970000230103877300960106120454992016-05-24 2004 bl uuuu u00u1 u #d1 aANDRIGUETO, A. C. aO papel do ensino na desconstrução de mitos e crendices sobre os morcegos.h[electronic resource] c2004 aO objetivo desta pesquisa foi investigar a potencialidade do ensino para promover mudanças nos conhecimentos de alunos do ensino fundamental sobre morcegos. Estas mudanças se tornam necessárias, visto serem os conhecimentos exibidos imbuídos de mitos e crendices, o que impede um comportamento responsável da população no sentido da preservação desses animais, que são inclusive protegidos pela Constituição Brasileira. Optamos pela pesquisa qualitativa na sua modalidade de pesquisa-ação. Realizamos uma intervenção de 26 h/aulas junto a alunos de 6a série de uma escola rural de Uberlândia, MG. Os instrumentos de coleta de dados foram: pré-testes, entrevistas, observações da professora-pesquisadora, depoimentos dos alunos participantes e a produção final de textos. aEnsino aMorcego aCrendice aMito1 aCUNHA, A. M. DE O. tRevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalgv. 12, p. 123-134, jan./jun. 2004.