02158nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501470008126002390022830000100046752013030047765000250178065000200180565000130182565000250183865300390186365300320190270000180193420370832024-06-06 2008 bl uuuu u00u1 u #d1 aGUEDES, V. G. F. aIntegração entre pesquisa e política pública municipalbreflexão sobre a dinâmica do desenvolvimento territorial.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA TECNOLÓGICA, 2008, Campina Grande. Os desníveis regionais e a inovação no Brasil: os desafios para as instituições de pesquisa tecnológica: anais. Brasília, DF: ABIPTIc2008 a16 p. aNeste texto pretende-se organizar e analisar um conjunto de informações sobre a experiência do município de Patos de Minas com o programa de desenvolvimento rural sustentável, com foco no Projeto de Educação Familiar Rural - EdufaRural. O programa e o projeto educacional que o integra preveem vários objetivos, em destaque: para o município - criar e implementar soluções para entraves históricos ao fortalecimento e desenvolvimento do mundo rural; para outros agentes externos à municipalidade - gerar um acervo de conhecimentos sobre desenvolvimento local e rural que possibilite políticas de intervenção noutros territórios, com circunstâncias similares (PATOS DE MINAS, 2003a). Tematicamente deseja- se que seja multidisciplinar, considerando que a própria compreensão do processo de desenvolvimento social requer a contribuição de vários campos do conhecimento. Em essência, prospecta-se até que ponto as partes atuantes no ou alinhadas com o EdufaRural conseguiram construir as parcerias necessárias e anunciadas e, com essas e outras estratégias, a sustentabilidade político-institucional do projeto. Os contornos temporais para o trabalho circunscrevem fatos e fenômenos ocorridos entre 2001 (quando da concepção primária do EdufaRural) e a presente época. aAgricultura familiar aExtensão rural aPesquisa aPolíticas públicas aDesenvolvimento rural sustentável aDesenvolvimento territorial1 aDUARTE, E. G.