02894nam a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000260006024501230008626002790020952020130048865000220250165000150252365000220253865000220256065300170258270000170259970000170261670000200263370000230265320357032016-03-02 2015 bl uuuu u00u1 u #d1 aCARVALHO, A. C. A. de aCipó-titicabrecurso florestal não madeireiro importante para a economia do Estado do Amapá.h[electronic resource] aIn: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE UNIVERSIDADES SUSTENTÁVEIS, 2., 2015, Porto Alegre. Desafios do desenvolvimento sustentável para universidades latino americanas após a década da educação e os objetivos do milênio. Porto Alegre: Escola de Administração. UFRGSc2015 aO cipó-titica (Heteropsis flexuosa (Kunth) G.S. Bunting) é uma hemiepífita endêmica da Amazônia. Suas fibras naturais são utilizadas para tecer cestarias, objetos decorativos e mobílias artesanais. O estado do Amapá é o principal fornecedor dessa fibra para as indústrias do Brasil. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância do cipó -titica para a economia do Amapá, em nível local e regional. O método central de análise foi o modelo de matriz insumo-produto desenvolvido por Wassily Leontief. A cadeia produtiva do cipó-titica no Amapá, vai desde a extração das fibras na floresta até a fabricação artesanal de móveis regionais. Foram identificados 5 agentes mercantis: Produção Primária, Varejo Rural, Indústria de Transformação Estadual, Atacado Nacional e a Indústria de Transformação Nacional. Destes, os três primeiros setores juntos detêm apenas 11% de todo o valor bruto da produção (VBP), ficando o restante na mão dos setores exógenos ao estado: Atacado Nacional, 15% e Transformação Nacional, 74%. Em 2009, esse sistema extrativista teve um valor adicionado bruto superior a 4 milhões de reais. Mas grande parte da riqueza gerada por esse produto florestal não madeireiro é transbordada da economia do Amapá para os setores da economia nacional, permanecendo com os extrativistas apenas 5% do VBP. O setor de atacado nacional (atravessadores que levam o cipó do Amapá para outras regiões do país) ficam com 15% e as empresas dessas regiões, que fabricam os móveis artesanais, ficam com 74% do VBP. É necessário a criação de políticas públicas estaduais para a valorização dos produtos da floresta, promovendo o manejo sustentável. O cipó-titica é um produto de grande potencial para economia do Amapá, mas, é preciso a indução à produção local de móveis com qualidade. Pois, com produtos finais manufaturados no Amapá, o setor de Transformação Estadual teria ganhos semelhantes aos das empresas de outros estados aEconomia agricola aExtração aFloresta tropical aRecurso florestal aExtrativismo1 aEULER, A. C.1 aPINTO, E. R.1 aCOSTA, J. B. P.1 aLIRA-GUEDES, A. C.