01895naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501360008026000090021652011510022565000160137665000150139265000150140765300120142265300250143465300180145965300200147765300250149765300280152270000190155077300840156911033562001-02-09 2000 bl uuuu u00u1 u #d1 aGOMES, J. C. C. aA geracao de conhecimento na transicao agroambientalbem defesa da pluralidade epistemologica e metodologica na pratica cientifica. c2000 aEste texto discute o papel da ciencia e da tecnologia na sociedade moderna, fundamentando a necessidade de uma abertura epistemologica e metodologica na producao do conhecimento agrario. Parte do pressuposto de que existe uma crise na ciencia e tecnologia, geradora de diferentes discursos, surgidos nas academias ou em movimentos sociais, e que tentam articular formas de resistencia a crise e suas manifestacoes. De um lado esta a visao mais em sintonia com o legado positivista, ou "concepcao herdada" da ciencia; de outro, uma postura que ve a producao do conhecimento afetada pelos valores e interesses de seus implicados (como uma disputa de poder). Neste contexto surge o apelo pelo desenvolvimento sustentavel,conceito nao isento de ambiguidades. As cosmovisoes terao reflexo nas propostas para dar suporte a formatos tecnologicos, variando desde aqueles sintonizados com o otimismo tecnologico, que propoem a segunda revolucao verde, ou uma ecologizacao mais moderna para atender as condicoes do mercado, ate aqueles que querem uma reorganizacao capitalista que inclua a questao ambiental e social aparecem fundidas como na agroecologia. aenvironment atechnology aTecnologia aCiencia aConhecimento agrario aEpistemologia aEpistemological aScientific practices aTransicao agroambiental1 aROSENSTEIN, S. tCadernos de Ciencia e Tecnologia, Brasiliagv.17, n.3, p.29-57, set./dez. 2000.