01348naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500690008126000090015052007900015965000120094965000170096165000150097865300150099365300160100865300170102470000260104177300750106711032712004-04-12 2000 bl uuuu u00u1 u #d1 aANGELO, C. F. de aEstimacao de funcoes de producao para supermercados brasileiros. c2000 aO proposito central neste artigo e o de estimar uma funcao de producao para supermercados brasileiros. Considerando uma amostra de 50 supermercados lideres em vendas, foram estimadas algumas funcoes de producao. Foram utilizadas como variaveis independentes o numero de empregados e duas diferentes variaveis proxies para o capital: area de vendas e o numero de checkouts. Pelas estimativas, foi possivel avaliar os impactos de alteracoes na mao-de-obra e no capital sobre as vendas. A analise dos dados permitiu, tambem, concluir que nao ha evidencias fortes que sustentem a existencia de retornos crescentes de escala no setor. Finalmente, verificou-se que o crescimento do numero de lojas nao se tem constituido em estimulo efetivo para a ampliacao do faturamento dos supermercados. aCapital aMão-de-Obra aProdução aProduction aSupermarket aSupermercado1 aSILVEIRA, J. A. G. da tRevista de Administracao, Sao Paulogv.35, n.4, p.5-12, out./dez.2000.