01737naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024501050007925000450018426000090022950000690023852007410030765000200104865000300106865300170109870000200111570000200113577303760115520294202015-11-24 2014 bl --- 0-- u #d1 aLIMA, V. C. S. aEscola familiar agrícola do Jacarébpromovendo desenvolvimento sustentável no Semiárido mineiro. aCadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 20 c2014 aPublicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 2014 aA escola na zona urbana não valoriza os saberes do homem do campo na construção de uma educação emancipatória e inclusiva, contribuindo ainda mais para a erosão cultural e agravando a desterritorialização dessas pessoas. Esta experiência tem por objetivo avaliar as ações da Escola Família Agrícola (EFA) de Jacaré - Itinga (MG), e sua contribuição no protagonismo do homem do campo, utilizando a Pedagogia da Alternância como ferramenta na promoção da sustentabilidade. A metodologia utilizada neste relato de experiência foi a observação participante e a pesquisa documental e bibliográfica. Concluiu-se que a metodologia utilizada pela escola tem contribuído para o desenvolvimento endógeno das comunidades. aExtensão Rural aPedagogia da Alternância aAgroecologia1 aSILVA, V. V. V.1 aASSIS, R. L. de tSEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1, 2014, Dourados. Avanços e desafios em agroecologia: onde e como precisamos chegar: anais. Dourados: Embrapa, 2014.