02928nam a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501850008026002000026552021850046565000230265065000120267370000270268570000210271270000250273320266082015-10-16 2006 bl uuuu u00u1 u #d1 aMARTINHO, D. Q. aLevantamento preliminar das características qualitativas observadas pelos compradores de morango, durante a safra 2006, no mercado atacadista de São Paulo.h[electronic resource] aIn: SIMPÓSIO NACIONAL DO MORANGO, 3.; ENCONTRO SOBRE PEQUENAS FRUTAS E FRUTAS NATIVAS DO MERCOSUL, 2., 2006, Pelotas, RS. Palestras? Pelotas, RS: Embrapa Clima Temperado, 2006. p. 353-359.c2006 aO desenvolvimento e o lançamento de cultivares no mercado levando-se em conta apenas a produtividade, a resistência pós-colheita e o aspecto externo constantemente levam a uma redução de consumo. Temos bons exemplos disto nas culturas do morango, da manga, dos pêssegos e do mamão. O aspecto visual pode levar a uma primeira aquisição da fruta, Já que não há a referência das marcas como nos produtos industrializados, assim não resta ao consumidor outra alternativa a não ser guiar-se pela aparência externa. Mas quando a fruta é ruim, insípida, excessivamente ácida ou sem suco e isto é percebido na primeira mordida está liquidado o estímulo ao consumo. E a presença da fruta rejeitada na fruteira ou geladeira, até que esta murche ou estrague totalmente, permanece inibindo uma futura compra. As frutas da produção integrada (PI), além de oferecerem a garantia de segurança do alimento, devem apresentar total confiabilidade quanto às suas características qualitativas. Essas características devem ser superiores - alto teor alto de açúcar, acidez adequada, boa quantidade de suco, coloração e aspecto geral atraentes e ausência de defeitos graves - de modo que toda vez que o consumidor encontrar na gôndola do varejo uma fruta com o selo de PI, tenha a certeza de satisfação garantida. Para proporcionar essa qualidade superior, práticas culturais correias, colheita no ponto adequado e produção em épocas e regiões aptas são fundamentais. Por meio de capacitação frequente dos produtores e assistência técnica constante, previstas no programa de Produção Integrada, estas premissas podem ser divulgadas e adotadas pelos adeptos do sistema. A evolução levou as frutas maduras, com sementes prontas à dispersão, a serem atraentes e deliciosas. Por outro lado, frutas imaturas tendem a ser repulsivas. No mercado do século XXI quem não contraria a natureza costuma obter os melhores resultados. Os ótimos retornos obtidos por produtores, atacadistas e varejistas e que oferecem aos seus clientes frutas com as melhores características de sabor e qualidade mostram que este é o caminho a ser seguido (Almeida, 2006a). aMercado Atacadista aMorango1 aGUTIERREZ, A. de S. D.1 aCALEGARIO, F. F.1 aALMEIDA, G. V. B. de