01680nam a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000180007424501440009226000960023652010170033265000310134965300240138065300200140465300260142465300210145070000150147120241472015-09-17 2015 bl uuuu u00u1 u #d a1984-93541 aHAMMES, V. S. aInteligência coletiva para o alcance da sustentabilidadebmacroeducação, um método com ênfase na colaboração.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 11., 2015, Rio de Janeiro. Anais...c2015 aEstimular a ação coletiva e o trabalho em equipe é um esforço necessário para o alcance de modelos de desempenho mais sistêmicos, que contemplem indicadores de natureza social, ambiental, econômica e cultural, de forma integrada. Este artigo descreve, de forma resumida e simplificada, um processo de planejamento participativo e gestão cooperativa, denominado ? Macroeducação?, que tem como meta a construção sistêmica do futuro e a inovação, a partir da transformação de organizações e outras redes humanas em comunidades de aprendizagem, onde pessoas se unem buscando favorecer continuamente a emergência de novas estruturas, incorporando-as em suas rotinas. Como principais características, a Macroeducação apresenta um modelo conceitual para a sustentabilidade e um conjunto de técnicas baseadas na visualização dos resultados durante todo o processo, a partir da apresentação, documentação e formalização das decisões, úteis para a sistematização da gestão cooperativa. aPlanejamento participativo aGestão cooperativa aMacroeducação aPensamento sistêmico aSustentabilidade1 aARZABE, C.