01520naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024500820008226000090016430000150017352009030018865000150109165000180110665000240112465300290114865300110117765300210118877301050120920211642016-04-28 2015 bl uuuu u00u1 u #d1 aMAIO, A. M. D. de aO discurso científico e suas nuances sobre comunicação e sustentabilidade. c2015 ap. 135-152 aO discurso científico sobre comunicação e sustentabilidade apresentado pela Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Organicom) constitui rico material para estudo, considerando-se que a publicação é tida como referência para as pesquisas em comunicação organizacional e relações públicas. Decifrar a interface que congrega sustentabilidade e comunicação a partir desse corpus representa um desafio, que decidimos assumir sob a perspectiva da análise de discurso. Nosso objetivo, com essa leitura, é responder a cinco perguntas: quem fala, para quem fala, o que fala, o que não fala e como fala. As respostas indicam a atribuição de sentido elaborada a partir do conjunto de textos examinados e sua respectiva problematização. Entretanto, cabe registrar que cada artigo mereceria uma análise exclusiva, tamanha a amplitude de seus enunciados. aJornalismo aMeio Ambiente aRelações Publicas aComunicação na empresa aMídia aSustentabilidade tIn: BUENO, W. da C. (Org.). Comunicação empresarial e sustentabilidade. Barueri, SP: Manole, 2015.