01550nam a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000260006024501340008626001430022030000160036352008980037965300320127765300180130965300340132770000190136120097412020-01-21 2014 bl uuuu u00u1 u #d1 aBORTOLUCCI JUNIOR, J. aDesenvolvimento de um jogo educativo baseado em um simulador de sistema de produção de bovinos de corte.h[electronic resource] aIn: MOSTRA DE ESTAGIÁRIOS E BOLSISTAS DA EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA, 10., 2014, Campinas. Resumos... Brasília, DF: Embrapac2014 ap. 114-116. aEsse trabalho objetivou desenvolver um protótipo de um jogo inserido no contexto agropecuário, especificamente na área de pecuária de corte, para fins educacionais. O jogo possibilita ao usuário simular algumas das atividades gerenciais de um pecuarista, com foco nos âmbitos tático e operacional. Também é possibilitada a avaliação de decisões relacionadas ao manejo da pastagem e dos animais, além de compra, vendas e uso de insumos e seus impactos sobre diversos aspectos do sistema produtivo. O ambiente virtual proporcionado pelo jogo, em sua versão final, permitirá ao usuário testar diferentes estratégias de manejo do sistema produtivos sem custos e riscos envolvidos em experiências com um sistema produtivo real. Prevê-se potencial de uso do jogo em cursos de ciências agrárias, treinamento de técnicos e gerentes, além de entretenimento para o público leigo. aJogo baseado em simulação aSerious games aVisualização de simulação1 aMANCINI, A. L.