02461nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500810008126000170016230000100017950000510018952018220024065000140206265000220207665000160209865000250211465000220213965000260216165000210218765300230220811009332007-12-12 1999 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSANTOS, C. E. S. aAgricultura familiar, marketing e inserção nos mercadosbo sonho possivel? a1999 .c1999 a87 p. aDissertação (Mestrado) - UFLA, Lavras-MG. aEsse trabalho pretende avaliar programas de comercializacao destinados a agricultores familiares no tocante ao grau de utilizacao de marketing nos mesmos. Buscou-se especificamente um resgate historico dos programas estudados, alem de uma caracterizacao e analise da utilizacao de ferramentas mercadologicas. Os objetos de estudo foram o Programa de Associativismo e Comercializacao da Associacao Regional de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata Mineira e o Programa de Verticalizacao da Pequena Producao Agricola Familiar do Distrito Federal - PROVE. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa qualitativa atraves do estudo desses dois casos, sem que houvesse uma comparacao pura e simples. Para a coleta dos dados utilizou-se da tecnica de entrevista semi-estruturada ou por pautas, seguindo um roteiro de entrevista previamente estabelecido e testado. Observou-se que nenhum dos dois Programas contou com uma assessoria completa em marketing apenas com profissionais que possuiam formacao em areas especificas. Na Zona da mata as propostas e acoes tendem para a formacao e melhoria de uma imagem corporativa dos agricultores familiares. Em Brasilia a imagem corporativa esteve associada ao governo e nao aos agricultores. Tanto em Minas Gerais quanto no Distrito Federal houve a criacao de uma marca para estampar os produtos da agricultura familiar regional. Em Brasilia o Programa teve uma preocupacao acentuada com a embalagem e a apresentacao grafica visual dos produtos e na Mata, essa preocupacao esteve menos estampada. O Programa da Associacao Regional mostrou-se mais atento as questoes estrategicas visto que sua perenidade persiste ate os dias atuais enquanto o PROVE preocupando-se mais com as questoes taticas e operacionais nao recebeu continuidade apos a mudanca de governo no Distrito Federal. amarketing arural development asmall farms aAgricultura Familiar aComercialização aDesenvolvimento Rural aPequeno Produtor aAgriculture family