01558naa a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500740008126000090015552010440016465000330120865300110124165300220125270000170127477300970129120036452015-01-07 2014 bl uuuu u00u1 u #d1 aSANTOS, P. M. F. aResponsabilidade ambiental e lealdade de clientes em banco de varejo. c2014 aPesquisadores têm sugerido a validade da introdução da gestão ambiental às estratégias de marketing, contudo nenhuma atenção foi dada à predição da lealdade de clientes de instituições financeiras em decorrência dos posicionamentos ambientais de seus bancos. O objetivo da pesquisa é mensurar se a percepção de clientes pessoas físicas de que um banco de varejo no Brasil é ambientalmente responsável explica a satisfação, a confiança e as lealdades atitudinal e comportamental. Desenvolveu-se um estudo empírico de natureza descritiva, cujos dados foram coletados por meio de uma survey em uma amostra de 914 correntistas de um banco de varejo no Brasil e analisados pela Modelagem de Equações Estruturais. A percepção do consumidor de que um banco de varejo é ambientalmente responsável explicou a satisfação e a confiança. A satisfação foi mais relevante na estimação da lealdade atitudinal do que a confiança, contudo tanto satisfação quanto confiança não explicaram a lealdade comportamental. aDesenvolvimento sustentável aBancos aGestão ambiental1 aPORTO, R. B. tRevista de Administração de Empresas, São Paulogv. 54, n. 6, p. 606-618, nov./dez. 2014.