01243naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501120008226000090019430000140020352005040021765000260072165000250074765000300077265000180080265000120082065000220083265300150085470000170086977301270088620028492016-04-25 2014 bl uuuu u00u1 u #d1 aMAIO, A. M. D. de aComunicação mercadológica, consumo e discurso empresarial um olhar sobre as organizações Claro e CPTM. c2014 ap. 49-66. aPenetrar no universo da comunicação mercadológica a partir de teóricos que pensam o consumo, o consumismo e os discursos empresariais é o que nos moveu a produzir este artigo. A princípio, buscamos construir e desconstruir as relações lógicas entre essas instâncias. Em seguida, aprofundamos nosso entendimento a respeito do gap entre o que as organizações anunciam formalmente e as percepções de seus clientes frente às campanhas e ações de cunho institucional e/ou mercadológico. aCommunication (human) aCommunication skills aCommunications technology aComunicação aConsumo aPromoção social aConsumismo1 aSILVA, M. da tIn: SILVA, A. C. de A.; FRANCO, L. M.; PORTARI, R. D. L. (Org.). Comunicação, texto e discurso. Barbacena: EdUEMG, 2014.