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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Rondônia.
Data corrente:  06/02/2023
Data da última atualização:  06/02/2023
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  OLIVEIRA, V. B. V. de; SIMÕES, A. F.; SANTIAGO, S.
Afiliação:  VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; ALINE FURTADO SIMOES BARBOSA, CPAF-AP; SILMA SANTIAGO, PROFESSORA DA EMEF. LÚCIA NEVES DENIUR / SEMED MACAPÁ -AP.
Título:  Contribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ods" da agenda 2030.
Ano de publicação:  2022
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2022.
Páginas:  p. 255-274.
Descrição Física:  GT 14 Educação Ambiental. E-book.
ISBN:  978-65-86901-89-4
DOI:  10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.014
Idioma:  Português
Notas:  Organização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues.
Conteúdo:  Alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares.
Palavras-Chave:  Agenda 2030; ODS; Programa Embrapa & Escola.
Thesagro:  Educação Ambiental; Recurso Audiovisual.
Thesaurus Nal:  Amazonia; Audiovisuals; Environmental education.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1151506/1/cpafro-18919.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Rondônia (CPAF-RO)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPAF-RO18919 - 1UPCAA - DD
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Soja.
Data corrente:  18/06/2012
Data da última atualização:  13/07/2017
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  A - 2
Autoria:  NASCIMENTO, L. C. do; COSTA, G. G. L.; BINNECK, E.; PEREIRA, G. A. G.; CARAZZOLLE, M. F.
Afiliação:  LEANDRO COSTA DO NASCIMENTO, UNICAMP; GUSTAVO GILSON LACERDA COSTA, UNICAMP; ELISEU BINNECK, CNPSO; GONÇALO AMARANTE GUIMARÃES PEREIRA, UNICAMP; MARCELO FALSARELLA CARAZZOLLE, UNICAMP.
Título:  A web-based bioinformatics interface applied to the GENOSOJA Project: databases and pipelines.
Ano de publicação:  2012
Fonte/Imprenta:  Genetics and Molecular Biology, Ribeirão Preto, v. 35, n. 1, suppl., p. 203-211, May 2012.
Idioma:  Inglês
Conteúdo:  The Genosoja consortium is an initiative to integrate different omics research approaches carried out in Brazil. Basically, the aim of the project is to improve the plant by identifying genes involved in responses against stresses that affect domestic production, like drought stress and Asian Rust fungal disease. To do so, the project generated several types of sequence data using different methodologies, most of them sequenced by next generation sequencers. The initial stage of the project is highly dependent on bioinformatics analysis, providing suitable tools and integrated databases. In this work, we describe the main features of the Genosoja web database, including the pipelines to analyze some kinds of data (ESTs, SuperSAGE, microRNAs, subtractive cDNA libraries), as well as web interfaces to access information about soybean gene annotation and expression.
Palavras-Chave:  Bioinformática; Expressão genética.
Thesagro:  Gene; Soja.
Thesaurus NAL:  Bioinformatics; Gene expression; Genes; Soybeans.
Categoria do assunto:  S Ciências Biológicas
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/61065/1/gmb.web-based.v35n1s.203-211.2012.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Soja (CNPSO)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPSO33161 - 1UPCAP - PP
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