|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Rondônia. |
Data corrente: |
06/02/2023 |
Data da última atualização: |
06/02/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
OLIVEIRA, V. B. V. de; SIMÕES, A. F.; SANTIAGO, S. |
Afiliação: |
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; ALINE FURTADO SIMOES BARBOSA, CPAF-AP; SILMA SANTIAGO, PROFESSORA DA EMEF. LÚCIA NEVES DENIUR / SEMED MACAPÁ -AP. |
Título: |
Contribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ods" da agenda 2030. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2022. |
Páginas: |
p. 255-274. |
Descrição Física: |
GT 14 Educação Ambiental. E-book. |
ISBN: |
978-65-86901-89-4 |
DOI: |
10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.014 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Organização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues. |
Conteúdo: |
Alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares. |
Palavras-Chave: |
Agenda 2030; ODS; Programa Embrapa & Escola. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Recurso Audiovisual. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia; Audiovisuals; Environmental education. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1151506/1/cpafro-18919.pdf
|
Marc: |
LEADER 02613nam a2200277 a 4500 001 2151506 005 2023-02-06 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-65-86901-89-4 024 7 $a10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.014$2DOI 100 1 $aOLIVEIRA, V. B. V. de 245 $aContribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ods" da agenda 2030.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora$c2022 300 $ap. 255-274.$cGT 14 Educação Ambiental. E-book. 500 $aOrganização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues. 520 $aAlcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares. 650 $aAmazonia 650 $aAudiovisuals 650 $aEnvironmental education 650 $aEducação Ambiental 650 $aRecurso Audiovisual 653 $aAgenda 2030 653 $aODS 653 $aPrograma Embrapa & Escola 700 1 $aSIMÕES, A. F. 700 1 $aSANTIAGO, S.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Rondônia (CPAF-RO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
18/06/2012 |
Data da última atualização: |
13/07/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 2 |
Autoria: |
NASCIMENTO, L. C. do; COSTA, G. G. L.; BINNECK, E.; PEREIRA, G. A. G.; CARAZZOLLE, M. F. |
Afiliação: |
LEANDRO COSTA DO NASCIMENTO, UNICAMP; GUSTAVO GILSON LACERDA COSTA, UNICAMP; ELISEU BINNECK, CNPSO; GONÇALO AMARANTE GUIMARÃES PEREIRA, UNICAMP; MARCELO FALSARELLA CARAZZOLLE, UNICAMP. |
Título: |
A web-based bioinformatics interface applied to the GENOSOJA Project: databases and pipelines. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
Genetics and Molecular Biology, Ribeirão Preto, v. 35, n. 1, suppl., p. 203-211, May 2012. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The Genosoja consortium is an initiative to integrate different omics research approaches carried out in Brazil. Basically, the aim of the project is to improve the plant by identifying genes involved in responses against stresses that affect domestic production, like drought stress and Asian Rust fungal disease. To do so, the project generated several types of sequence data using different methodologies, most of them sequenced by next generation sequencers. The initial stage of the project is highly dependent on bioinformatics analysis, providing suitable tools and integrated databases. In this work, we describe the main features of the Genosoja web database, including the pipelines to analyze some kinds of data (ESTs, SuperSAGE, microRNAs, subtractive cDNA libraries), as well as web interfaces to access information about soybean gene annotation and expression. |
Palavras-Chave: |
Bioinformática; Expressão genética. |
Thesagro: |
Gene; Soja. |
Thesaurus NAL: |
Bioinformatics; Gene expression; Genes; Soybeans. |
Categoria do assunto: |
S Ciências Biológicas |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/61065/1/gmb.web-based.v35n1s.203-211.2012.pdf
|
Marc: |
LEADER 01639naa a2200265 a 4500 001 1926586 005 2017-07-13 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aNASCIMENTO, L. C. do 245 $aA web-based bioinformatics interface applied to the GENOSOJA Project$bdatabases and pipelines. 260 $c2012 520 $aThe Genosoja consortium is an initiative to integrate different omics research approaches carried out in Brazil. Basically, the aim of the project is to improve the plant by identifying genes involved in responses against stresses that affect domestic production, like drought stress and Asian Rust fungal disease. To do so, the project generated several types of sequence data using different methodologies, most of them sequenced by next generation sequencers. The initial stage of the project is highly dependent on bioinformatics analysis, providing suitable tools and integrated databases. In this work, we describe the main features of the Genosoja web database, including the pipelines to analyze some kinds of data (ESTs, SuperSAGE, microRNAs, subtractive cDNA libraries), as well as web interfaces to access information about soybean gene annotation and expression. 650 $aBioinformatics 650 $aGene expression 650 $aGenes 650 $aSoybeans 650 $aGene 650 $aSoja 653 $aBioinformática 653 $aExpressão genética 700 1 $aCOSTA, G. G. L. 700 1 $aBINNECK, E. 700 1 $aPEREIRA, G. A. G. 700 1 $aCARAZZOLLE, M. F. 773 $tGenetics and Molecular Biology, Ribeirão Preto$gv. 35, n. 1, suppl., p. 203-211, May 2012.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|