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3. |  | SANTOS, A. de S. P.; SILVA JÚNIOR, R. G. C.; VIEIRA, M. C. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do; SILVA, A. F.; LIMA, K. M. Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino. Revista de Educação Popular, v. 21, n. 1, p. 346-355, 2022. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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Registros recuperados : 3 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
28/09/2022 |
Data da última atualização: |
31/01/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 1 |
Autoria: |
FERREIRA, D. N. C.; MARINHIO, C. M.; SILVA, A. F.; VIEIRA, M. C. A. |
Afiliação: |
DULCE NAIARA CARVALHO FERREIRA, Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade; CRISTIANE MORAES MARINHO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Santa Maria da Boa Vista; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO VIEIRA, UNIVASF. |
Título: |
A utilização da caderneta agroecológica por mulheres de comunidades rurais no projeto Pró-Semiárido, Bahia. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Educação Popular, v. 21, n. 1, p. 331-345, 2022. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho objetiva relatara experiência vivida por agricultoras e pela Assessoria Técnica Continuada,a partir da utilização das Cadernetas Agroecológicas no âmbito do projeto Pró-Semiárido, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, do Estado da Bahia, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.O trabalho teve, entre outros objetivos, intervir no problema da desigualdade das relações sociais entre homens e mulheres, tentando promover a participação ativa das mulheres.Foi conduzido pela equipe de assessoria técnica da organização Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade,junto a agricultoras de seis comunidades rurais do município de Casa Nova, Bahia,ao longo do período de um ano.O processo metodológico foi realizado em três etapas distintas e interdependentes: a) apresentação das Cadernetas Agroecológicas para as agricultoras, utilizando a metodologia denominada Rodas de Aprendizagem; b) aplicação de um questionário socioeconômico e de participação política a fim de conhecer o perfil dessas agricultoras; e c) construção do Mapa da Socio biodiversidade. Como resultado, foi possível elaborar uma análise das relações econômicas, monetárias e não monetárias vivenciadas pelas agricultoras. |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Assessoria técnica; Trabalho feminino; Trabalho rural. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Desenvolvimento Rural; Mulher; Mulher Rural; Sociologia Rural. |
Thesaurus NAL: |
Rural development; Rural sociology; Sustainable development. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1146948/1/A-utilizacao-da-caderneta-agroecologica-por-mulheres-de-comunidade-srurais-no-projeto-Pro-Semiarido-Bahia..pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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