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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos; Embrapa Gado de Leite; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
24/09/2021 |
Data da última atualização: |
14/10/2021 |
Tipo da produção científica: |
Folder/Folheto/Cartilha |
Autoria: |
CHAVES, A. C. S. D.; STEHLING, C. A. do V.; SOUZA, G. N. de; SANTOS, L. C. R. dos; GOMES, P. B.; CASTRO, R. A. B. de; MONTEIRO, R. P.; FERREIRA, V. R. |
Afiliação: |
ANA CAROLINA SAMPAIO DORIA CHAVES, CTAA; CLAUDIA ALVES DO VALLE STEHLING; GUILHERME NUNES DE SOUZA, CNPGL; LUIZ CARLOS REBELATTO DOS SANTOS; PRISCILA BROCHADO GOMES, SIN; RICARDO AUGUSTO BOSCARO DE CASTRO; RODRIGO PARANHOS MONTEIRO, CTAA; VICTOR RODRIGUES FERREIRA. |
Título: |
Queijos artesanais brasileiros. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Brasília, DF: Embrapa: SEBRAE, 2021. |
Páginas: |
15 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Projeto de Inteligência Estratégica: agregação de valor para os pequenos negócios rurais. |
Conteúdo: |
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Meneses, 2006), o início da produção de queijos artesanais no Brasil remonta ao século XVIII, quando da vinda dos portugueses em busca das riquezas da região das Minas Gerais. Em todo o país e, especialmente nessa região, a produção artesanal de queijos se expandiu e se diversificou, carregando em sua origem uma mistura de povos, saberes e histórias. Atualmente, os queijos artesanais são produzidos em toda a extensão do território brasileiro, predominantemente por pequenos produtores rurais e suas famílias, tendo grande importância econômica, cultural e social. Em cada região do Brasil, observa-se a presença de diferentes tipos de queijos, com distintos processos de produção e formulações ("receitas"), produzidos de forma tradicional ou inovadora. Para iniciar a produção de queijo, ou mesmo para se manter nela, algumas questões específicas da atividade devem ser observadas, como aquelas relativas à produção de leite e à fabricação de queijos. Somado a isso, devem ser considerados outros aspectos para o bom desenvolvimento de qualquer atividade, como estudo de mercado, modelo de negócio, plano de negócio, planejamento, finanças, gestão de pessoas, relacionamento com o cliente, marketing (comercialização, promoção/comunicação, distribuição), entre outros. |
Palavras-Chave: |
Boas práticas de fabricação; Produto artesanal. |
Thesagro: |
Mercado; Produção de Alimentos; Produto de Origem Animal; Queijo; Tecnologia de Alimento. |
Thesaurus Nal: |
Animal products; Cheeses; Food technology. |
Categoria do assunto: |
L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal |
URL: |
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1135036/1/Guia-de-Negocio-Queijos-Artesanais.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/226359/1/Queijos-artesanais-brasileiros.pdf
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Marc: |
LEADER 02390nam a2200337 a 4500 001 2135352 005 2021-10-14 008 2021 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aCHAVES, A. C. S. D. 245 $aQueijos artesanais brasileiros.$h[electronic resource] 260 $aBrasília, DF: Embrapa: SEBRAE$c2021 300 $a15 p. 500 $aProjeto de Inteligência Estratégica: agregação de valor para os pequenos negócios rurais. 520 $aSegundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Meneses, 2006), o início da produção de queijos artesanais no Brasil remonta ao século XVIII, quando da vinda dos portugueses em busca das riquezas da região das Minas Gerais. Em todo o país e, especialmente nessa região, a produção artesanal de queijos se expandiu e se diversificou, carregando em sua origem uma mistura de povos, saberes e histórias. Atualmente, os queijos artesanais são produzidos em toda a extensão do território brasileiro, predominantemente por pequenos produtores rurais e suas famílias, tendo grande importância econômica, cultural e social. Em cada região do Brasil, observa-se a presença de diferentes tipos de queijos, com distintos processos de produção e formulações ("receitas"), produzidos de forma tradicional ou inovadora. Para iniciar a produção de queijo, ou mesmo para se manter nela, algumas questões específicas da atividade devem ser observadas, como aquelas relativas à produção de leite e à fabricação de queijos. Somado a isso, devem ser considerados outros aspectos para o bom desenvolvimento de qualquer atividade, como estudo de mercado, modelo de negócio, plano de negócio, planejamento, finanças, gestão de pessoas, relacionamento com o cliente, marketing (comercialização, promoção/comunicação, distribuição), entre outros. 650 $aAnimal products 650 $aCheeses 650 $aFood technology 650 $aMercado 650 $aProdução de Alimentos 650 $aProduto de Origem Animal 650 $aQueijo 650 $aTecnologia de Alimento 653 $aBoas práticas de fabricação 653 $aProduto artesanal 700 1 $aSTEHLING, C. A. do V. 700 1 $aSOUZA, G. N. de 700 1 $aSANTOS, L. C. R. dos 700 1 $aGOMES, P. B. 700 1 $aCASTRO, R. A. B. de 700 1 $aMONTEIRO, R. P. 700 1 $aFERREIRA, V. R.
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
22/07/2022 |
Data da última atualização: |
25/07/2022 |
Autoria: |
MARCIAL, E. C.; SCHNEIDERB, E. R.; PIO, M. J.; LEAL, R. M.; FRONZAGLIA, T.; GIMENE, M. |
Afiliação: |
ELAINE COUTINHO MARCIAL, Universidade Católica de Brasília; EDUARDO RODRIGUES SCHNEIDERB, Universidade Católica de Brasília; MARCELLO JOSÉ PIO, Universidade Católica de Brasilia; RODRIGO MENDES LEAL, Universidade Católica de Brasilia; THOMAZ FRONZAGLIA, SIRE; MÁRCIO GIMENE, Universidade Católica de Brasilia. |
Título: |
Post-COVID-19 scenarios: a method for moments of crisis. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Futures, v. 142, 102996, 2022. |
DOI: |
https://doi.org/10.1016/j.futures.2022.102996 |
Idioma: |
Inglês |
Notas: |
Available online 14 July 2022, 102996. |
Conteúdo: |
ABSTRACT - At the beginning of 2020, feelings of fear and uncertainty spread throughout the world after the novel coronavirus rapid propagation. The world was not ready to face such a situation. Countries implemented emergency measures to contain it, which included social distancing and shutting down the economy. Social and economic impacts were unpredictable. This manuscript aims to present the application of a remote scenario planning method that identifies threats, opportunities, and subsidies to a strategic evaluation in a short term. The main results identified 15 key trends, four critical uncertainties, four scenarios, ten opportunities, and 13 threats. They were debated and presented to some Brazilian organizations' decision-makers to help develop strategies to curb the aftermath of COVID-19. Our findings show that it is possible to use this agile method to build consistent and coherent scenarios that support the decision-making process. Part of the experts said that participating in the process was essential to comprehend it better. The process also contributed to their learning process and their organization on anticipatory strategy thinking concerning possible future. They agree that the scenarios were relevant, defiant, and plausible and incorporated meaningful events and real challenges to their organizations' strategy formulation or decision-making. |
Palavras-Chave: |
COVID 19. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02012naa a2200217 a 4500 001 2144888 005 2022-07-25 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $ahttps://doi.org/10.1016/j.futures.2022.102996$2DOI 100 1 $aMARCIAL, E. C. 245 $aPost-COVID-19 scenarios$ba method for moments of crisis.$h[electronic resource] 260 $c2022 500 $aAvailable online 14 July 2022, 102996. 520 $aABSTRACT - At the beginning of 2020, feelings of fear and uncertainty spread throughout the world after the novel coronavirus rapid propagation. The world was not ready to face such a situation. Countries implemented emergency measures to contain it, which included social distancing and shutting down the economy. Social and economic impacts were unpredictable. This manuscript aims to present the application of a remote scenario planning method that identifies threats, opportunities, and subsidies to a strategic evaluation in a short term. The main results identified 15 key trends, four critical uncertainties, four scenarios, ten opportunities, and 13 threats. They were debated and presented to some Brazilian organizations' decision-makers to help develop strategies to curb the aftermath of COVID-19. Our findings show that it is possible to use this agile method to build consistent and coherent scenarios that support the decision-making process. Part of the experts said that participating in the process was essential to comprehend it better. The process also contributed to their learning process and their organization on anticipatory strategy thinking concerning possible future. They agree that the scenarios were relevant, defiant, and plausible and incorporated meaningful events and real challenges to their organizations' strategy formulation or decision-making. 653 $aCOVID 19 700 1 $aSCHNEIDERB, E. R. 700 1 $aPIO, M. J. 700 1 $aLEAL, R. M. 700 1 $aFRONZAGLIA, T. 700 1 $aGIMENE, M. 773 $tFutures$gv. 142, 102996, 2022.
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