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Registros recuperados : 175 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
05/01/2021 |
Data da última atualização: |
06/01/2021 |
Autoria: |
PEREIRA, W. R.; MARQUES, D. J.; BIANCHINI, H. C. |
Afiliação: |
Wagner Roberto Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; Douglas José Marques, Universidade Federal de Uberlândia; Hudson Carvalho Bianchini. |
Título: |
Ações do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 37, n. 2, e26632, 2020. |
DOI: |
http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2020.v37.26632 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título em inglês: Actions of the Collaborating Center for Food and School Nutrition. |
Conteúdo: |
Resumo: Com o objetivo de contribuir para a efetivação das diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e nível médio, e procurando tornar mais eficaz o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu uma parceria com as instituições federais de ensino superior, culminando na criação dos chamados Centros Colaboradores de Alimentação Escolar (Cecanes). Os centros são unidades de referência e apoio, constituídas no âmbito das instituições federais de ensino superior, para desenvolver ações de interesse e necessidade do PNAE, como projetos de extensão e capacitações dos atores do programa, prestando apoio técnico às entidades executoras. Este trabalho tem como objeto de estudo quantificar a política de alimentação escolar, discutindo os fatores relacionados à execução, partindo do levantamento de dados com base na execução do programa em 22 municípios mineiros e análise das ações desenvolvidas pelo Cecane/IFSULDEMINAS, de modo a garantir uma execução
efetiva do PNAE. Foram capacitados 588 atores sociais. Sendo assim, conclui-se que os objetivos do Cecane estão sendo atingidos, na medida em que contribui para a efetivação das diretrizes de promoção da alimentação saudável nas escolas e torna mais eficaz a execução do PNAE, possibilitando a integração da sociedade e do Estado na atuação de políticas públicas. Abstract: With the objective of contributing to the implementation of guidelines for the promotion
of healthy food in primary and secondary schools, and seeking to make the Brazilian National School Feeding Program (PNAE) more efficient, the National Education Development Fund (FNDE) established a partnership with the Brazilian federal institutions of Higher Education, which culminated in the creation of the Cecanes (collaborating centers for school feeding). These centers are reference and support units constituted within the federal institutions of higher education to develop actions of interest to the PNAE and needed by it, such as extension projects and training of the actors of the program, providing technical support to the executing agencies. This study aims at quantifying the school feeding policy, discussing the factors related to its execution, based on data collection based on the execution of the program in 22 municipalities of the state of Minas Gerais and analysis of the actions developed by the Cecane/IFSULDEMINAS, in order to guarantee an effective implementation of the PNAE.
588 social actors were trained. Thus, it can be concluded that the objectives of Cecane have been reached, as it contributes to the
implementation of guidelines for the promotion of healthy eating in schools and makes the implementation of PNAE more effective,
enabling the integration of society and the state in the performance of public policies. MenosResumo: Com o objetivo de contribuir para a efetivação das diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e nível médio, e procurando tornar mais eficaz o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu uma parceria com as instituições federais de ensino superior, culminando na criação dos chamados Centros Colaboradores de Alimentação Escolar (Cecanes). Os centros são unidades de referência e apoio, constituídas no âmbito das instituições federais de ensino superior, para desenvolver ações de interesse e necessidade do PNAE, como projetos de extensão e capacitações dos atores do programa, prestando apoio técnico às entidades executoras. Este trabalho tem como objeto de estudo quantificar a política de alimentação escolar, discutindo os fatores relacionados à execução, partindo do levantamento de dados com base na execução do programa em 22 municípios mineiros e análise das ações desenvolvidas pelo Cecane/IFSULDEMINAS, de modo a garantir uma execução
efetiva do PNAE. Foram capacitados 588 atores sociais. Sendo assim, conclui-se que os objetivos do Cecane estão sendo atingidos, na medida em que contribui para a efetivação das diretrizes de promoção da alimentação saudável nas escolas e torna mais eficaz a execução do PNAE, possibilitando a integração da sociedade e do Estado na atuação de políticas públicas. Abstract: With the objective of contributing to the i... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Alimentação escolar; Centros Colaboradores de Alimentação Escolar (Cecanes); Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). |
Thesagro: |
Políticas Públicas. |
Thesaurus NAL: |
Public policy. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/219897/1/26632-127814-1-PB.pdf
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Marc: |
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