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Registros recuperados : 1 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amapá. |
Data corrente: |
16/12/2020 |
Data da última atualização: |
13/10/2022 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
BEZERRA, V. S.; CABRAL, D. de S.; RODRIGUES, D. M. de S.; LIMA, A. H. N. |
Afiliação: |
VALERIA SALDANHA BEZERRA, CPAF-AP; DOMINIQUE DE SOUZA CABRAL, UNIFAP; DANIELLE MIRANDA DE SOUZA RODRIGUES, Projeto Bem Diverso; ALLANA HIELLY NEGREIROS LIMA, UNIFAP. |
Título: |
Análise sensorial e intenção de compra de açaí (Euterpe oleracea) processado após choque térmico dos frutos. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
Macapá: Embrapa Amapá, 2020. |
Páginas: |
20 p. |
Série: |
(Embrapa Amapá. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 109). |
ISSN: |
1517-4867 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
As Boas Práticas de Fabricação da bebida açaí, juntamente com as boas práticas de colheita e transporte do fruto, são estratégias para inativação e controle do Trypanosoma cruzi, agente causal da doença de Chagas e outras moléstias, que podem levar prejuízos à saúde do consumidor. O objetivo deste trabalho foi realizar análise sensorial da bebida açaí produzida com frutos tratados por choque térmico em temperatura na faixa de 80 °C a 90 °C, para validação do processo térmico nos frutos, sem interferência aos atributos sensoriais da bebida e sua intenção de compra pelos mesmos consumidores. Amostra da bebida açaí foi avaliada em evento no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Macapá, AP, por consumidores, que após sua degustação, preencheram ficha de aplicação, com perguntas socioeconômicas, e avaliação da impressão geral do produto, utilizando uma escala hedônica estruturada de nove pontos. A descrição do produto foi realizada pela metodologia CATA (Check-All-That-Apply) e para a intenção de compra do produto utilizou-se uma escala estruturada de cinco pontos ou categorias de forma decrescente. Por meio da distribuição das frequências das notas da bebida, houve a ratificação da aceitação de 95,5% dos consumidores, valorada por meio das notas ≥ 8 ("gostei muito" a "gostei extremamente"). Quanto à descrição do produto, características positivas e desejáveis foram as que, preponderantemente, descreveram a amostra: ?sabor de açaí? (90,8%), "tipo grosso" (83,3%), "cor de açaí"(74,6%) e "cheiro de açaí" (71,7%), sendo que 94,9% dos provadores certamente comprariam o produto. Dessa forma, pode-se afirmar que a aplicação de choque térmico nos frutos, à temperatura entre 80 °C e 90 °C, não altera os atributos sensoriais perceptíveis à bebida, levando à aceitação da bebida açaí por consumidores de açaí, com descrições positivas e a efetiva intenção de compra do produto MenosAs Boas Práticas de Fabricação da bebida açaí, juntamente com as boas práticas de colheita e transporte do fruto, são estratégias para inativação e controle do Trypanosoma cruzi, agente causal da doença de Chagas e outras moléstias, que podem levar prejuízos à saúde do consumidor. O objetivo deste trabalho foi realizar análise sensorial da bebida açaí produzida com frutos tratados por choque térmico em temperatura na faixa de 80 °C a 90 °C, para validação do processo térmico nos frutos, sem interferência aos atributos sensoriais da bebida e sua intenção de compra pelos mesmos consumidores. Amostra da bebida açaí foi avaliada em evento no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Macapá, AP, por consumidores, que após sua degustação, preencheram ficha de aplicação, com perguntas socioeconômicas, e avaliação da impressão geral do produto, utilizando uma escala hedônica estruturada de nove pontos. A descrição do produto foi realizada pela metodologia CATA (Check-All-That-Apply) e para a intenção de compra do produto utilizou-se uma escala estruturada de cinco pontos ou categorias de forma decrescente. Por meio da distribuição das frequências das notas da bebida, houve a ratificação da aceitação de 95,5% dos consumidores, valorada por meio das notas ≥ 8 ("gostei muito" a "gostei extremamente"). Quanto à descrição do produto, características positivas e desejáveis foram as que, preponderantemente, descreveram a amostra: ?sabor de açaí? (90,8%), "t... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Açaí; Análise de Alimento; Euterpe Oleracea; Processamento. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/219331/1/CPAF-AP-2020-BPD-109-Analise-sensorial-intencao-de-compra.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amapá (CPAF-AP) |
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