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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
30/03/2010 |
Data da última atualização: |
30/07/2014 |
Autoria: |
SILVA, M. C. V. da. |
Afiliação: |
MARIA CÉLIA VIEIRA DA SILVA, Pós-graduanda UFPA. |
Título: |
Papel social do jovem na unidade familiar: influências da experiência pedagógica da casa familiar Rural de Santa Maria das Barreiras - Pará - Brasil. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
2009. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. |
Conteúdo: |
Este texto analisa corno a experiência pedagógica da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria das Barreiras-Pará influencia a compreensão do papel dos jovens nas unidades familiares camponesas. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa reúne relatos de jovens, pais, monitores e diretores da CFR. lideranças do movimento social e sindical e assessoria. Os atores coletivos e os pais apresentavam expectativas diferentes em relação ã função que a CFR deveria cumprir. No caso dos atores coletivos, predominava urna expectativa de formação de “jovens disseminadores” e de ‘jovens militantes’. As expectativas da maioria dos pais estavam ligadas ás estratégias das famílias visando sua recomposição, reprodução, fortalecimento e a proteção dos seus membros. A experiência pedagógica diminuiu a dependência afetivo-decisória dos jovens com relação á opinião dos pais. Isso se deu paralelamente a uma maior autonomia de circulação. Quanto ao trabalho lia unidade familiar, as mudanças nas práticas agrícolas se efetivaram geralmente quando filhos e pais estavam envolvidos na dinâmica pedagógica da CFR. No campo político e ideológico, a experiência pedagógica possibilitou urna dinâmica de auto-reconhecimento dos jovens em sua identidade enquanto agricultores, além de urna valorização do meio rural e dos saberes dos pais. As perspectivas dos jovens ora se articulam com o projeto do estudo, ora com o projeto da terra. Mas esses projetos se mostram incertos, pois nem todos têm condições de viabilizá-los. A análise dos relatos revelou que a particularidade da experiência pedagógica da CER na formação dos jovens é ao mesmo tempo o principal ponto de tensão entre os atores: a formação técnica, social e política veiculada pela presença e orientação do movimento. Identificaram-se sinais de redimensionamento do papel dos jovens na família que não se dá apenas pela inserção destes na CFR. mas está inserida numa dinâmica de mudança geracional. MenosEste texto analisa corno a experiência pedagógica da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria das Barreiras-Pará influencia a compreensão do papel dos jovens nas unidades familiares camponesas. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa reúne relatos de jovens, pais, monitores e diretores da CFR. lideranças do movimento social e sindical e assessoria. Os atores coletivos e os pais apresentavam expectativas diferentes em relação ã função que a CFR deveria cumprir. No caso dos atores coletivos, predominava urna expectativa de formação de “jovens disseminadores” e de ‘jovens militantes’. As expectativas da maioria dos pais estavam ligadas ás estratégias das famílias visando sua recomposição, reprodução, fortalecimento e a proteção dos seus membros. A experiência pedagógica diminuiu a dependência afetivo-decisória dos jovens com relação á opinião dos pais. Isso se deu paralelamente a uma maior autonomia de circulação. Quanto ao trabalho lia unidade familiar, as mudanças nas práticas agrícolas se efetivaram geralmente quando filhos e pais estavam envolvidos na dinâmica pedagógica da CFR. No campo político e ideológico, a experiência pedagógica possibilitou urna dinâmica de auto-reconhecimento dos jovens em sua identidade enquanto agricultores, além de urna valorização do meio rural e dos saberes dos pais. As perspectivas dos jovens ora se articulam com o projeto do estudo, ora com o projeto da terra. Mas esses projetos se mostram incertos, pois nem todos têm condições de viabi... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brasil; Educação rural; Escola rural; Pará; Santa Maria das Barreiras. |
Thesagro: |
Agricultura familiar; Juventude Rural; Sociologia rural. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Registros recuperados : 9 | |
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Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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4. |  | GROENNER-PENNA, M.; VALÉRIO, H. M.; CASELA, C. R.; FERREIRA, A. V. B.; RESENDE, M. A. de. Genes para "tipo de acasalamento": predominância do gene MAT2 em populações do fungo fitopatógeno Colletotrichum graminicola provenientes de culturas de sorgo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 23., 2005, Santos, SP. Resumos. Santos: Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2005. 1 CD-ROM.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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6. |  | SANTOS, N. M. dos; LIMA, P. F.; OLIVEIRA, I. R. de; MENDES, S. M.; TRINDADE, R. dos S.; FERREIRA, A. V.; AVELLAR, G. S. de; SANTOS, D. G. dos. Avaliação do crescimento inicial das plantas de genótipos de milho com vistas no desenvolvimento de um método para diminuir os danos causados pelo percevejo-barriga-verde Dichelops (Diceraeus) melacanthus. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq, 19., 2021, Sete Lagoas. [Trabalhos apresentados]. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2021.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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7. |  | CELESTINO, C. M.; ALVES, T. G.; AMORIM, A. A.; SOUTO, C. S.; LOPES, I. R.; PAZ, J. O.; NUNES, M.; RADDE, R. F.; CUADRA, S. V.; FERREIRA, A. V. Aplicação de um método de interpolação físico-estatístico para a temperatura e pressão atmosférica sobre uma região de topográfica variável. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 17., 2012, Gramado. Anais... Gramado: SBMET, 2012.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
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8. |  | GUIMARÃES-DIAS, F.; NEVES-BORGES, A. C.; CONFORTE, A. J.; GIOVANELLA-KAMPMANN, L.; FERREIRA, A. V. J.; AMORIM, R. M. S.; BENEVENT, M. A.; SÁ, M. E. L. de; MESQUITA, R. O.; RODRIGUES, F. A.; NEPOMUCENO, A. L.; ROMANO, E.; LOUREIRO, M. E.; GROSSI-DE-SA, M. F.; ALVES-FERREIRA, M. Differential impact of acclimation and acute water deprivation in the expression of key transcription factors in soybean roots. Plant Molecular Biology Reporter, v. 34, p. 1167-1180, 2016.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 2 |
Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Embrapa Soja. |
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9. |  | FRAGOSO, R. da R.; ARRAES, F. B. M.; LOURENCO, I. T.; MIRANDA, V. J.; BASSO, M. F.; FERREIRA, A. V. J.; VIANA, A. A. B.; LINS, C. B. J.; LINS, P. C.; MOURA, S. M.; BATISTA, J. A. N.; SILVA, M. C. M. da; ENGLER, G.; MORGANTE, C. V.; LISEI-DE-SA, M. E.; VASQUES, R. M.; ALMEIDA-ENGLER, J. de; SA, M. F. G. de. Functional characterization of the pUceS8.3 promoter and its potential use for ectopic gene overexpression. Planta, v. 256, n. 4, 2022. Na publicação: Rodrigo Rocha Fragoso; Isabela Tristan Lourenço-Tessutti; Maria Cristina Mattar Silva; Maria Fatima Grossi-de-Sa.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Agroenergia; Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Embrapa Semiárido. |
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