|
|
 | Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Uva e Vinho. Para informações adicionais entre em contato com cnpuv.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Uva e Vinho. |
Data corrente: |
22/01/2019 |
Data da última atualização: |
13/03/2019 |
Autoria: |
WAGNER, L. |
Afiliação: |
Letícia Wagner, MBA em Comunicação e Marketing de Turismo. |
Título: |
O papel do Marketing como desenvolvedor de um destino turístico: um olhar sobre o Vale dos Vinhedos. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
2015. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Especialização (Especialista em Comunicação e Marketing de Turismo). Universidade Estácio de Sá. APROVALE |
Conteúdo: |
O Turismo como atividade econômica tem ganhado destaque no mundo todo, e da mesma forma acontece no Brasil. O país conta com uma grande extensão de praias e de natureza exuberante. Diferente da maior parte do Brasil o Rio Grande do Sul estado mais ao Sul do país, tem baixas temperaturas durante metade do ano, parte do estado foi colonizado por imigrantes europeus que cultivam até hoje as suas tradições. Uma delas é o plantio da uva e a produção do vinho e espumantes na Serra Gaúcha, o que, além do turismo em Gramado e Canela que são os destinos mais procurados por casais em lua de mel e famílias, movimenta a região com a prática do Enoturismo [turismo voltado aos apreciadores de vinho]. Em um mercado cada vez mais concorrido o planejamento marketing tem tido cada vez mais importância para o sucesso da empresa, ou no caso, do destino turístico. Este trabalho objetiva, através de uma breve pesquisa bibliográfica e o contato com envolvidos no trabalho da Aprovale - Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, verificar qual a importância do Planejamento de Marketing e suas ações no desenvolvimento do turismo da região do Vale dos Vinhedos e na transformação do vale em um dos roteiros mais procurados no Sul do Brasil. Introdução 1. Turismo 1.1 Turismos no Brasil 1.2 Turismos no Rio Grande do Sul 1.3 Enoturismo 1.4 Enoturismo no Brasil 2.Marketing 2.1 Marketing de Turismo 2.2 Marketing de Lugares 2.3 Estratégias de Marketing de Turismo 3. O Vale dos Vinhedos 3.1 A Aprovale 3.2 Estratégias de comunicação e marketing usadas pela Aprovale Considerações Finais Referências Bibliográficas LISTA DE GRÁFICOS GRÁFICO 14: Receita cambial turística trimestral GRÁFICO 15: Corrente cambial turística trimestral ABSTRACT Tourism as an economic activity has gained prominence around the world, just as happens in Brazil. The country has a large expanse of beaches and lush nature. Unlike most of Brazil, the state of Rio Grande do Sul has low temperatures for half the year, part of the state was colonized by European immigrants who cultivate their traditions till these days. One of them is the planting grape and wine and sparkling production at Serra Gaúcha, which, besides tourism in Gramado and Canela, highly sought after destinations for couples on honeymoon and families, moves the region with the practice of Wine Tourism (tourism aimed to wine lovers). In a market increasingly competitive marketing planning has been increasingly important to the success of the company, or in this case of the tourist destination. This work aims, through a brief literature review and the contact involved in the work of Aprovale - Valley Association of Fine Wine Producers of the Vineyards, find what the importance of Marketing Planning and actions in the development of the Vineyards Valley region and transformation of the valley in one of the most popular routes in southern Brazil. MenosO Turismo como atividade econômica tem ganhado destaque no mundo todo, e da mesma forma acontece no Brasil. O país conta com uma grande extensão de praias e de natureza exuberante. Diferente da maior parte do Brasil o Rio Grande do Sul estado mais ao Sul do país, tem baixas temperaturas durante metade do ano, parte do estado foi colonizado por imigrantes europeus que cultivam até hoje as suas tradições. Uma delas é o plantio da uva e a produção do vinho e espumantes na Serra Gaúcha, o que, além do turismo em Gramado e Canela que são os destinos mais procurados por casais em lua de mel e famílias, movimenta a região com a prática do Enoturismo [turismo voltado aos apreciadores de vinho]. Em um mercado cada vez mais concorrido o planejamento marketing tem tido cada vez mais importância para o sucesso da empresa, ou no caso, do destino turístico. Este trabalho objetiva, através de uma breve pesquisa bibliográfica e o contato com envolvidos no trabalho da Aprovale - Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, verificar qual a importância do Planejamento de Marketing e suas ações no desenvolvimento do turismo da região do Vale dos Vinhedos e na transformação do vale em um dos roteiros mais procurados no Sul do Brasil. Introdução 1. Turismo 1.1 Turismos no Brasil 1.2 Turismos no Rio Grande do Sul 1.3 Enoturismo 1.4 Enoturismo no Brasil 2.Marketing 2.1 Marketing de Turismo 2.2 Marketing de Lugares 2.3 Estratégias de Marketing de Turismo 3. O Vale dos Vinhedos 3.... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
City Marketing; Enoturismo; Marketing de lugares; Vale dos Vinhedos; Valley of the Vineyards; Wine tourism. |
Thesaurus Nal: |
Tourism. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03640nam a2200205 a 4500 001 2104625 005 2019-03-13 008 2015 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aWAGNER, L. 245 $aO papel do Marketing como desenvolvedor de um destino turístico$bum olhar sobre o Vale dos Vinhedos.$h[electronic resource] 260 $a2015.$c2015 500 $aEspecialização (Especialista em Comunicação e Marketing de Turismo). Universidade Estácio de Sá. APROVALE 520 $aO Turismo como atividade econômica tem ganhado destaque no mundo todo, e da mesma forma acontece no Brasil. O país conta com uma grande extensão de praias e de natureza exuberante. Diferente da maior parte do Brasil o Rio Grande do Sul estado mais ao Sul do país, tem baixas temperaturas durante metade do ano, parte do estado foi colonizado por imigrantes europeus que cultivam até hoje as suas tradições. Uma delas é o plantio da uva e a produção do vinho e espumantes na Serra Gaúcha, o que, além do turismo em Gramado e Canela que são os destinos mais procurados por casais em lua de mel e famílias, movimenta a região com a prática do Enoturismo [turismo voltado aos apreciadores de vinho]. Em um mercado cada vez mais concorrido o planejamento marketing tem tido cada vez mais importância para o sucesso da empresa, ou no caso, do destino turístico. Este trabalho objetiva, através de uma breve pesquisa bibliográfica e o contato com envolvidos no trabalho da Aprovale - Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, verificar qual a importância do Planejamento de Marketing e suas ações no desenvolvimento do turismo da região do Vale dos Vinhedos e na transformação do vale em um dos roteiros mais procurados no Sul do Brasil. Introdução 1. Turismo 1.1 Turismos no Brasil 1.2 Turismos no Rio Grande do Sul 1.3 Enoturismo 1.4 Enoturismo no Brasil 2.Marketing 2.1 Marketing de Turismo 2.2 Marketing de Lugares 2.3 Estratégias de Marketing de Turismo 3. O Vale dos Vinhedos 3.1 A Aprovale 3.2 Estratégias de comunicação e marketing usadas pela Aprovale Considerações Finais Referências Bibliográficas LISTA DE GRÁFICOS GRÁFICO 14: Receita cambial turística trimestral GRÁFICO 15: Corrente cambial turística trimestral ABSTRACT Tourism as an economic activity has gained prominence around the world, just as happens in Brazil. The country has a large expanse of beaches and lush nature. Unlike most of Brazil, the state of Rio Grande do Sul has low temperatures for half the year, part of the state was colonized by European immigrants who cultivate their traditions till these days. One of them is the planting grape and wine and sparkling production at Serra Gaúcha, which, besides tourism in Gramado and Canela, highly sought after destinations for couples on honeymoon and families, moves the region with the practice of Wine Tourism (tourism aimed to wine lovers). In a market increasingly competitive marketing planning has been increasingly important to the success of the company, or in this case of the tourist destination. This work aims, through a brief literature review and the contact involved in the work of Aprovale - Valley Association of Fine Wine Producers of the Vineyards, find what the importance of Marketing Planning and actions in the development of the Vineyards Valley region and transformation of the valley in one of the most popular routes in southern Brazil. 650 $aTourism 653 $aCity Marketing 653 $aEnoturismo 653 $aMarketing de lugares 653 $aVale dos Vinhedos 653 $aValley of the Vineyards 653 $aWine tourism
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Uva e Vinho (CNPUV) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 10 | |
4. |  | SILVEIRA, K. C. da; GUERRA, N. B.; LIMA, L. L. de A.; ANDRADE, S. A. C. de; PEREIRA, G. E. The influence of climatic conditions on the phenolic composition of tropical Brazilian wines. In: WORLD CONGRESS OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, 16.; LATIN AMERICAN SEMINAR OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, 17., 2012, Foz do Iguaçu. Addressing global food security and wellness through food science and technology: abstracts. Foz do Iguaçu: [s.n.], 2012. Não paginado. 1 CD-ROM. Resumo. IUFoST 2012.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Uva e Vinho. |
|    |
5. |  | SILVEIRA, K. C. da; GUERRA, N. B.; LIMA, L. L. de A.; ANDRADE, S. A. C.; PEREIRA, G. E. Tropical Brazilian wines: influence of the cultivar and rootstock on the characterization and stability of in bottles. In: WORLD CONGRESS OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, 16.; LATIN AMERICAN SEMINAR OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, 17., 2012, Foz do Iguaçu. Addressing global food security and wellness through food science and technology: abstracts. Foz do Iguaçu: ALACCTA, 2012. 1 CD-ROM.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido; Embrapa Uva e Vinho. |
|    |
6. |  | EBERHARDT, D. S.; LIMA, M. A. de; ANDRADE, S. A. L. de; PESSOA, M. C. P. Y.; NOLDIN, J. A.; OLIVEIRA, L. C. de. Emissão de metano em arroz irrigado em Santa Catarina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ARROZ IRRIGADO, 6., 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Palotti, 2009. p. 163-166Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
|    |
7. |  | DUTRA, P. R. S.; ASSIS, J. S. de; AZEVEDO, L. C. de; RIBEIRO, A. P. L.; ANDRADE, S. A.; GUERRA, N. B. Desenvolvimento do fruto da mangueira cv. Tommy Atkins no município de Petrolina, PE, Brasil. In: SEMANA INTERNACIONAL DA FRUTICULTURA, FLORICULTURA E AGROINDÚSTRIA - FRUTAL, 10.; REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE INTERAMERICANA DA HORTICULTURA TROPICAL, 49., 2003, Fortaleza. Anais... Fortaleza : Instituto Frutal, 2003. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
|    |
8. |  | GUERRA, N. B.; LIMA, L. L. A.; PEREIRA, G. E.; ANDRADE, S. A. C.; SILVEIRA, K. C. da; LIMA, T. L. A. Sensory profiles of tropical wines produced in the São Francisco River Valey (Northeast Brazil). In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF THE GROUP OF INTERNATIONAL EXPERTS OF VITIVINICULTURAL SYSTEMS FOR COOPERATION, 17., 2011, Asti. Proceedings... Asti: Le Progrès Agricole et Viticole, 2011. p. 53-56.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
|    |
9. |  | GUERRA, N. B.; LIMA, L. L. A.; PEREIRA, G. E.; ANDRADE, S. A. C.; SILVEIRA, K. C. da; LIMA, T. L. A. Sensory profiles of tropical wines produced in the São Francisco River Valley (Northeast Brazil). In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF THE GROUP OF INTERNATIONAL EXPERTS OF VITIVINICULTURAL SYSTEMS FOR COOPERATION, 17., 2011, Asti-Alba, Italy. Proceedings... [S.l.]: Le Progrès Agricole et Viticole, 2011. p. 53. Resumo.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Uva e Vinho. |
|    |
10. |  | BERTON, R. S.; PIRES, A. M. M.; ANDRADE, S. A. L. de; ABREU, C. A. de; AMBROSANO, E. J.; SILVEIRA, A. P. D. da. Toxicidade do níquel em plantas de feijão e efeitos sobre a microbiota do solo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 41, n. 8, p.1305-1312, ago. 2006.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: Internacional - A |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais. |
|    |
Registros recuperados : 10 | |
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|