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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
31/05/2001 |
Data da última atualização: |
31/05/2001 |
Autoria: |
ROMANI, L. A. S. |
Afiliação: |
Embrapa Informática Agropecuária. |
Título: |
InterMap: ferramenta para visualização da interação em ambientes de educação a distância na Web. |
Ano de publicação: |
2000 |
Fonte/Imprenta: |
2000. |
Páginas: |
125 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. |
Conteúdo: |
A educacao a distancia se caracteriza pelo distanciamento fisico de professor e aluno, tornando-se necessario o uso de um canal de comunicacao para mediar a interacao. Ao longo do tempo, diversos canais tem sido adotados, desde correspondencia por carta ate a internet. Com o uso da rede, novos recursos de comunicacao como o correio eletronico, o bate-papo, as listas de discussao foram introduzidos nos cursos a distancia. Devido a essa variedade de ferramentas, esperava-se que nos ambientes educacionais na Web, os alunos assumissem o controle da aprendizagem, trocassem experiencias significativas e colaborassem para a aprendizagem mutua. Entretanto, experiencias recentes mostram que pouca colaboracao ocorre entre os alunos nos cursos. Devido a isso, varios problemas relacionados com a interacao e o acompanhamento dos alunos sao relatados na literatura. Para investigar essas dificuldades no cenario nacional, realizou-se algumas entrevistas com professores e alunos de diversas instituicoes brasileiras. O resultado dessa pesquisa indicou a presenca de inumeros problemas decorrentes do excesso de mensagens enviadas ao professor e da pouca troca de experiencias entre alunos. Uma das hipoteses e de que as ferramentas de comunicacao utilizadas nesses cursos ainda nao oferecem as pistas necessarias para que haja confianca a ponto de se formar uma comunidade. Objetivando minimizar esses problemas relacionados com a pouca visibilidade da interacao e participacao nos cursos, e proposta a ferramenta InterMap. Essa ferramenta utiliza tecnicas de visualizacao de informacao para mapear graficamente dados armazenados pelas ferramentas de comunicacao do TelEduc, que e um ambiente para suporte ao ensino/aprendizagem a distancia na Web. As funcionalidades da InterMap foram definidas a partir dos resultados obtidos atraves das entrevistas realizadas e das necessidades relatadas por professores de cursos oferecidos com o TelEduc. A ferramenta InterMap foi testada por professores e um estudo de caso foi realizado. Os resultados dessa avaliacao apontam para a necessidade de novas experiencias com a aplicacao de tecnicas de visualizacao de informacao em ambientes de educacao a distancia na web para que se possa diminuir ainda mais o esforco cognitivo dos participantes e dar mais subsidios para auxiliar as pessoas a tomar conhecimento do mundo social no curso. MenosA educacao a distancia se caracteriza pelo distanciamento fisico de professor e aluno, tornando-se necessario o uso de um canal de comunicacao para mediar a interacao. Ao longo do tempo, diversos canais tem sido adotados, desde correspondencia por carta ate a internet. Com o uso da rede, novos recursos de comunicacao como o correio eletronico, o bate-papo, as listas de discussao foram introduzidos nos cursos a distancia. Devido a essa variedade de ferramentas, esperava-se que nos ambientes educacionais na Web, os alunos assumissem o controle da aprendizagem, trocassem experiencias significativas e colaborassem para a aprendizagem mutua. Entretanto, experiencias recentes mostram que pouca colaboracao ocorre entre os alunos nos cursos. Devido a isso, varios problemas relacionados com a interacao e o acompanhamento dos alunos sao relatados na literatura. Para investigar essas dificuldades no cenario nacional, realizou-se algumas entrevistas com professores e alunos de diversas instituicoes brasileiras. O resultado dessa pesquisa indicou a presenca de inumeros problemas decorrentes do excesso de mensagens enviadas ao professor e da pouca troca de experiencias entre alunos. Uma das hipoteses e de que as ferramentas de comunicacao utilizadas nesses cursos ainda nao oferecem as pistas necessarias para que haja confianca a ponto de se formar uma comunidade. Objetivando minimizar esses problemas relacionados com a pouca visibilidade da interacao e participacao nos cursos, e proposta ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Communication; Computer application; Ensino a distância; Interação homem-máquina; Visualização; Web; World Wide Web (Sistema de recuperação de informação). |
Thesagro: |
Computador; Comunicação; Tecnologia. |
Thesaurus Nal: |
technology. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03244nam a2200265 a 4500 001 1007872 005 2001-05-31 008 2000 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aROMANI, L. A. S. 245 $aInterMap$bferramenta para visualização da interação em ambientes de educação a distância na Web. 260 $a2000.$c2000 300 $a125 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 520 $aA educacao a distancia se caracteriza pelo distanciamento fisico de professor e aluno, tornando-se necessario o uso de um canal de comunicacao para mediar a interacao. Ao longo do tempo, diversos canais tem sido adotados, desde correspondencia por carta ate a internet. Com o uso da rede, novos recursos de comunicacao como o correio eletronico, o bate-papo, as listas de discussao foram introduzidos nos cursos a distancia. Devido a essa variedade de ferramentas, esperava-se que nos ambientes educacionais na Web, os alunos assumissem o controle da aprendizagem, trocassem experiencias significativas e colaborassem para a aprendizagem mutua. Entretanto, experiencias recentes mostram que pouca colaboracao ocorre entre os alunos nos cursos. Devido a isso, varios problemas relacionados com a interacao e o acompanhamento dos alunos sao relatados na literatura. Para investigar essas dificuldades no cenario nacional, realizou-se algumas entrevistas com professores e alunos de diversas instituicoes brasileiras. O resultado dessa pesquisa indicou a presenca de inumeros problemas decorrentes do excesso de mensagens enviadas ao professor e da pouca troca de experiencias entre alunos. Uma das hipoteses e de que as ferramentas de comunicacao utilizadas nesses cursos ainda nao oferecem as pistas necessarias para que haja confianca a ponto de se formar uma comunidade. Objetivando minimizar esses problemas relacionados com a pouca visibilidade da interacao e participacao nos cursos, e proposta a ferramenta InterMap. Essa ferramenta utiliza tecnicas de visualizacao de informacao para mapear graficamente dados armazenados pelas ferramentas de comunicacao do TelEduc, que e um ambiente para suporte ao ensino/aprendizagem a distancia na Web. As funcionalidades da InterMap foram definidas a partir dos resultados obtidos atraves das entrevistas realizadas e das necessidades relatadas por professores de cursos oferecidos com o TelEduc. A ferramenta InterMap foi testada por professores e um estudo de caso foi realizado. Os resultados dessa avaliacao apontam para a necessidade de novas experiencias com a aplicacao de tecnicas de visualizacao de informacao em ambientes de educacao a distancia na web para que se possa diminuir ainda mais o esforco cognitivo dos participantes e dar mais subsidios para auxiliar as pessoas a tomar conhecimento do mundo social no curso. 650 $atechnology 650 $aComputador 650 $aComunicação 650 $aTecnologia 653 $aCommunication 653 $aComputer application 653 $aEnsino a distância 653 $aInteração homem-máquina 653 $aVisualização 653 $aWeb 653 $aWorld Wide Web (Sistema de recuperação de informação)
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pecuária Sudeste. |
Data corrente: |
23/01/2003 |
Data da última atualização: |
22/06/2022 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
LOPES, G. S. |
Afiliação: |
GISELE SIMONE LOPES, UFSCAR. |
Título: |
Avaliação de materiais sintéticos e naturais para pré-concentração e determinação de metais. |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
2002, 93 f. Tese (Doutorado em Química Analítica) - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Orientadora: Drª Ana Rita de Araujo Nogueira, Embrapa Pecuária Sudeste. |
Conteúdo: |
A bactéria escherichia coli foi cultivada, liofilizada e utilizada na biosorção e determinação de cd, ni e pb em plantas e fertilizantes por espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES). Foram empregados procedimentos em batelada e com a bactéria imobilizada. Os metais foram sorvidos em PH 6 e dessorvidos com HNO3 2,8 mol l-1. Uma coluna com a bactéria imobilizada em sílica foi acoplada em um sistema em fluxo para a pre-concentração em linha. Planejamento experimental foi realizado com a finalidade de otimizar os parâmetros e condições da pre-concentração em linha. A capacidade de ligação da E. coli apresentou a ordem Ni > Pb > Cd, baseada nos perfis das isotermas de adsorção. Os limites de detecção foram 2,42, 6,57 e 14,5 ~g 1-1 para Cd, Ni e Pb, respectivamente. O método foi testado utilizando os materiais de referência certificados: água potável (hps 591107) e folhas de espinafre (SRM 1570 a). outro método para a pre-concentração desses metais foi desenvolvido utilizando-se microcolunas com as resinas EDTrA celulose e chelex 100 empacotadas na ponteira de uma pipeta eletrónica. a exatidão foi determinada com materiais de referência certificados (Peach leaves SRM 1547 e wholemeal flour crm 189). Esse método foi aplicado com sucesso em amostras de água de rio e forrageiras. |
Palavras-Chave: |
Métodos óticos; Preparação de amostras; Química analítica. |
Thesagro: |
Cádmio; Chumbo; Escherichia Coli; Níquel. |
Categoria do assunto: |
W Química e Física |
Marc: |
LEADER 02123nam a2200205 a 4500 001 1046201 005 2022-06-22 008 2002 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aLOPES, G. S. 245 $aAvaliação de materiais sintéticos e naturais para pré-concentração e determinação de metais. 260 $a2002, 93 f. Tese (Doutorado em Química Analítica) - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos$c2002 500 $aOrientadora: Drª Ana Rita de Araujo Nogueira, Embrapa Pecuária Sudeste. 520 $aA bactéria escherichia coli foi cultivada, liofilizada e utilizada na biosorção e determinação de cd, ni e pb em plantas e fertilizantes por espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES). Foram empregados procedimentos em batelada e com a bactéria imobilizada. Os metais foram sorvidos em PH 6 e dessorvidos com HNO3 2,8 mol l-1. Uma coluna com a bactéria imobilizada em sílica foi acoplada em um sistema em fluxo para a pre-concentração em linha. Planejamento experimental foi realizado com a finalidade de otimizar os parâmetros e condições da pre-concentração em linha. A capacidade de ligação da E. coli apresentou a ordem Ni > Pb > Cd, baseada nos perfis das isotermas de adsorção. Os limites de detecção foram 2,42, 6,57 e 14,5 ~g 1-1 para Cd, Ni e Pb, respectivamente. O método foi testado utilizando os materiais de referência certificados: água potável (hps 591107) e folhas de espinafre (SRM 1570 a). outro método para a pre-concentração desses metais foi desenvolvido utilizando-se microcolunas com as resinas EDTrA celulose e chelex 100 empacotadas na ponteira de uma pipeta eletrónica. a exatidão foi determinada com materiais de referência certificados (Peach leaves SRM 1547 e wholemeal flour crm 189). Esse método foi aplicado com sucesso em amostras de água de rio e forrageiras. 650 $aCádmio 650 $aChumbo 650 $aEscherichia Coli 650 $aNíquel 653 $aMétodos óticos 653 $aPreparação de amostras 653 $aQuímica analítica
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