|
|
Registros recuperados : 31 | |
Registros recuperados : 31 | |
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Cerrados. Para informações adicionais entre em contato com cpac.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
16/04/2001 |
Data da última atualização: |
27/11/2001 |
Autoria: |
XAVIER, O. S. |
Título: |
A dimensao educativa nas relacoes entre pesquisa agropecuaria - extensao rural - agricultura familiar: o caso do projeto Silvania. |
Ano de publicação: |
2000 |
Fonte/Imprenta: |
São Paulo: PUC, 2000. |
Páginas: |
345p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese Doutorado. |
Conteúdo: |
O projeto Silvania, idealizado para "transferir" tecnologias exixtentes na Embrapa, tornou-se referencia na Empresa, no Estado de Goias, no Pais e no exterior, poe seus resultados em beneficio da sociedade. Esta pesquisa objetivou compreender a dinamica das relacoes individuais e organizacionais em torno desse Projeto de PeD. Partiu-se do pressuposto de que ele inclui uma dimensao educativa que fez a diferenca no sucesso alcancado. Buscou-se apoio teorico na literatura da Educacao, subsidiada pela Administracao, Psicologia e Sociologia. Derntre as modalidades de pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo de caso da linha etnografica. Os dados provem de diferentes fontes, principalmente de entrevistas semi-estruturadas. Dos 37 entrevistados, 15 sao tecnicos e 22 agricultores familiares de duas associacoes do Municipio de Silvania, Goias, selecionados por indicacao de pares, segundo criterios estabelecidos previamente. Das percepcoes dos sujeitos emergiram varias categoriasde analise. As conclusoes permitem responder as questoes formuladas. Confirmam o pressuposto acima e mostram que a dinamica interativa transformou-se num processo de aprendizagem continua e significativa para seus participantes, fundamentando na postura dialogica e democratica dos tecnicos; no comprometimento individual e compartilhamento do saber, espaco, ideias, interesses e responsabilidades. Esse Projeto possibilitou a aquisicao de auto-estima, autoconfianca, bens materiais e principalmente do conhecimento, por meio de acoes presenciais dos tecnicos (na condicao de educadores) e, sobretudo, da conscientizacao, participacao, solidariedade e mobilizacao dos agricultores (na condicao de educandos). Contribuiu para mudar suas formas de pensar, agir e ser, reforcando a tese de que o desenvolvimento humano e conquista da cidadania dependem do conhecimento construido na interacao social pela reflexao-acao, e não por "transferencia" de um que "sabe mais" para outro que "sabe menos" ou que "não sabe". MenosO projeto Silvania, idealizado para "transferir" tecnologias exixtentes na Embrapa, tornou-se referencia na Empresa, no Estado de Goias, no Pais e no exterior, poe seus resultados em beneficio da sociedade. Esta pesquisa objetivou compreender a dinamica das relacoes individuais e organizacionais em torno desse Projeto de PeD. Partiu-se do pressuposto de que ele inclui uma dimensao educativa que fez a diferenca no sucesso alcancado. Buscou-se apoio teorico na literatura da Educacao, subsidiada pela Administracao, Psicologia e Sociologia. Derntre as modalidades de pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo de caso da linha etnografica. Os dados provem de diferentes fontes, principalmente de entrevistas semi-estruturadas. Dos 37 entrevistados, 15 sao tecnicos e 22 agricultores familiares de duas associacoes do Municipio de Silvania, Goias, selecionados por indicacao de pares, segundo criterios estabelecidos previamente. Das percepcoes dos sujeitos emergiram varias categoriasde analise. As conclusoes permitem responder as questoes formuladas. Confirmam o pressuposto acima e mostram que a dinamica interativa transformou-se num processo de aprendizagem continua e significativa para seus participantes, fundamentando na postura dialogica e democratica dos tecnicos; no comprometimento individual e compartilhamento do saber, espaco, ideias, interesses e responsabilidades. Esse Projeto possibilitou a aquisicao de auto-estima, autoconfianca, bens materiais e principalmente do conhecime... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agropecuaria; Brasil; Desenvolvimento humano; Estrategia; Extension activities; Familiar farms; Family agriculture; Goias; Organizacao; Organization; Pequenon produtor; Professional formation; Projeto Silvania; Relacao; Relation; Rural extension; Rural farms; Small farmers; Strategy. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Cerrado; Educação; Extensão Rural; Formação Profissional; Pesquisa; Tecnologia. |
Thesaurus NAL: |
agriculture; Brazil; education; family farms; human development; research; technology. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03383nam a2200529 a 4500 001 1564023 005 2001-11-27 008 2000 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aXAVIER, O. S. 245 $aA dimensao educativa nas relacoes entre pesquisa agropecuaria - extensao rural - agricultura familiar$bo caso do projeto Silvania. 260 $aSão Paulo: PUC$c2000 300 $a345p. 500 $aTese Doutorado. 520 $aO projeto Silvania, idealizado para "transferir" tecnologias exixtentes na Embrapa, tornou-se referencia na Empresa, no Estado de Goias, no Pais e no exterior, poe seus resultados em beneficio da sociedade. Esta pesquisa objetivou compreender a dinamica das relacoes individuais e organizacionais em torno desse Projeto de PeD. Partiu-se do pressuposto de que ele inclui uma dimensao educativa que fez a diferenca no sucesso alcancado. Buscou-se apoio teorico na literatura da Educacao, subsidiada pela Administracao, Psicologia e Sociologia. Derntre as modalidades de pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo de caso da linha etnografica. Os dados provem de diferentes fontes, principalmente de entrevistas semi-estruturadas. Dos 37 entrevistados, 15 sao tecnicos e 22 agricultores familiares de duas associacoes do Municipio de Silvania, Goias, selecionados por indicacao de pares, segundo criterios estabelecidos previamente. Das percepcoes dos sujeitos emergiram varias categoriasde analise. As conclusoes permitem responder as questoes formuladas. Confirmam o pressuposto acima e mostram que a dinamica interativa transformou-se num processo de aprendizagem continua e significativa para seus participantes, fundamentando na postura dialogica e democratica dos tecnicos; no comprometimento individual e compartilhamento do saber, espaco, ideias, interesses e responsabilidades. Esse Projeto possibilitou a aquisicao de auto-estima, autoconfianca, bens materiais e principalmente do conhecimento, por meio de acoes presenciais dos tecnicos (na condicao de educadores) e, sobretudo, da conscientizacao, participacao, solidariedade e mobilizacao dos agricultores (na condicao de educandos). Contribuiu para mudar suas formas de pensar, agir e ser, reforcando a tese de que o desenvolvimento humano e conquista da cidadania dependem do conhecimento construido na interacao social pela reflexao-acao, e não por "transferencia" de um que "sabe mais" para outro que "sabe menos" ou que "não sabe". 650 $aagriculture 650 $aBrazil 650 $aeducation 650 $afamily farms 650 $ahuman development 650 $aresearch 650 $atechnology 650 $aAgricultura Familiar 650 $aCerrado 650 $aEducação 650 $aExtensão Rural 650 $aFormação Profissional 650 $aPesquisa 650 $aTecnologia 653 $aAgropecuaria 653 $aBrasil 653 $aDesenvolvimento humano 653 $aEstrategia 653 $aExtension activities 653 $aFamiliar farms 653 $aFamily agriculture 653 $aGoias 653 $aOrganizacao 653 $aOrganization 653 $aPequenon produtor 653 $aProfessional formation 653 $aProjeto Silvania 653 $aRelacao 653 $aRelation 653 $aRural extension 653 $aRural farms 653 $aSmall farmers 653 $aStrategy
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Cerrados (CPAC) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|