|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
11/02/2009 |
Data da última atualização: |
26/03/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
MISTURA, C.; MOREIRA, J. N.; SILVA, G. C. da; BRANDÃO, W. N.; ROMÃO, R. L.; SANTANA, A. dos S.; MOREIRA, J. A. de S.; SOUZA, T. C. de; SANTIAGO, E. J. P. |
Afiliação: |
Claudio Mistura, UNEB/DTCS; José Nilton Moreira, CPATSA; Grécia Cavalcanti da Silva, UNEB/DTCS; Wiliton Neves Brandão, UNEB/DTCS; Roberto Lisboa Romão, UEFS; Andréa dos Santos Santana, UEFS; José Armando de Sousa Moreira, UNEB/DTCS; Toni Carvalho de Souza, UNEB/DTCS; Edgo Jackson Pinto Santiago, UNEB/DTCS. |
Título: |
Frequência do gênero Stylosanthes e atributos físicos do solo no território do Sisal-BA. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DA REDE DE RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS DO ESTADO DA BAHIA, 3.; SIMPÓSIO DE RECURSOS GENÉTICOS DE PLANTAS CULTIVADAS NO NORDESTE BRASILEIRO, 2., 2008, Vitória da Conquista. Resumos expandidos... Vitória da Conquista: UESB, 2008. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi avaliar a freqüência de ocorrência do gênero de Stylosanthes e os atributos físicos do solo do Território do Sisal no Estado da Bahia ? BA, compreendido por 20 municípios, onde foi realizado o levantamento florístico dos acessos do gênero de Stylosanthes , seguido por coleta de solo na profundidade 0-20 cm, apenas nos locais de coleta dos acessos com flores e frutos. Foi verificado que o gênero ocorreu em 89% dos 44 pontos georeferenciados e, destes, 64,9% foram coletados na altitude entre 300 a 399 m. Quanto aos atributos do solo nos pontos de coleta dos acessos, a textura foi entre franco a areia, com maior predominância de areia franca (39%) e franco arenoso (36%); a densidade do solo (Ds) com 72,7% (>1,40 kg/dm 3) acima do ideal de 1,20-1,40 kg/dm3 para solos arenosos e a densidade de partícula (Dp) estando dentro dos limites estimado de 2,3 a 2,9 kg/dm 3. Já, para a porosidade total (PT) os acessos foram coletados em 3,0% de solos com porosidade considerada ideal (= ou > 50%) e para a matéria orgânica foi 6,1% que é considerada média (16-30 g/kg) e 3,0% considerada boa (>30 g/kg). A vegetação predominante nos pontos de coleta dos acessos de Stylosanthes foi de pastagem cultivada (41,9%) e caatinga pastejada (45,2%). |
Palavras-Chave: |
Forrageira nativa; Native grass; Planta leguminosa; Planta nativa. |
Thesagro: |
Legume; Leguminosa; Sisal. |
Thesaurus Nal: |
Legumes; Stylosanthes; Vegetables. |
Categoria do assunto: |
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPATSA-2009-09/40180/1/OPB2221.pdf
|
Marc: |
LEADER 02401nam a2200337 a 4500 001 1161689 005 2024-03-26 008 2008 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMISTURA, C. 245 $aFrequência do gênero Stylosanthes e atributos físicos do solo no território do Sisal-BA. 260 $aIn: ENCONTRO DA REDE DE RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS DO ESTADO DA BAHIA, 3.; SIMPÓSIO DE RECURSOS GENÉTICOS DE PLANTAS CULTIVADAS NO NORDESTE BRASILEIRO, 2., 2008, Vitória da Conquista. Resumos expandidos... Vitória da Conquista: UESB$c2008 300 $c1 CD-ROM. 520 $aO objetivo deste trabalho foi avaliar a freqüência de ocorrência do gênero de Stylosanthes e os atributos físicos do solo do Território do Sisal no Estado da Bahia ? BA, compreendido por 20 municípios, onde foi realizado o levantamento florístico dos acessos do gênero de Stylosanthes , seguido por coleta de solo na profundidade 0-20 cm, apenas nos locais de coleta dos acessos com flores e frutos. Foi verificado que o gênero ocorreu em 89% dos 44 pontos georeferenciados e, destes, 64,9% foram coletados na altitude entre 300 a 399 m. Quanto aos atributos do solo nos pontos de coleta dos acessos, a textura foi entre franco a areia, com maior predominância de areia franca (39%) e franco arenoso (36%); a densidade do solo (Ds) com 72,7% (>1,40 kg/dm 3) acima do ideal de 1,20-1,40 kg/dm3 para solos arenosos e a densidade de partícula (Dp) estando dentro dos limites estimado de 2,3 a 2,9 kg/dm 3. Já, para a porosidade total (PT) os acessos foram coletados em 3,0% de solos com porosidade considerada ideal (= ou > 50%) e para a matéria orgânica foi 6,1% que é considerada média (16-30 g/kg) e 3,0% considerada boa (>30 g/kg). A vegetação predominante nos pontos de coleta dos acessos de Stylosanthes foi de pastagem cultivada (41,9%) e caatinga pastejada (45,2%). 650 $aLegumes 650 $aStylosanthes 650 $aVegetables 650 $aLegume 650 $aLeguminosa 650 $aSisal 653 $aForrageira nativa 653 $aNative grass 653 $aPlanta leguminosa 653 $aPlanta nativa 700 1 $aMOREIRA, J. N. 700 1 $aSILVA, G. C. da 700 1 $aBRANDÃO, W. N. 700 1 $aROMÃO, R. L. 700 1 $aSANTANA, A. dos S. 700 1 $aMOREIRA, J. A. de S. 700 1 $aSOUZA, T. C. de 700 1 $aSANTIAGO, E. J. P.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agricultura Digital. Para informações adicionais entre em contato com cnptia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
09/10/2008 |
Data da última atualização: |
01/06/2012 |
Autoria: |
TORRES, T. Z. |
Afiliação: |
TÉRCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA. |
Título: |
Cartografia de aprendizagens individuais, coletivas e organizacionais na Embrapa Informática Agropecuária. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
2008. |
Páginas: |
264 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado em Educação) - Universidade federal de São Carlos, São Carlos, SP. |
Conteúdo: |
Esta investigação focalizou o tema aprendizagem individual, sob a perspectiva da aprendizagem organizacional, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA do Governo Federal. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa foi realizado um estudo de caso na Embrapa Informática Agropecuária, uma das unidades de pesquisa da empresa, localizada na cidade de Campinas, SP. A compreensão de como se desenvolvem a aprendizagens dos pesquisadores, e de quais fatores a favorecem, foi o foco central da pesquisa que contou com a participação de 14 sujeitos selecionados por critérios previamente estabelecidos, segmentados em três dimensões de amostra: individual, coletiva, e organizacional. Foram adotados como instrumentos de coleta de dados a entrevista individual, o diário de campo e a análise documental. O tratamento e a análise dos dados tomaram como ponto de partida a definição de alguns conceitos sensibilizadores para todas as amostras de sujeitos da pesquisa, culminando com a elaboração de um Rol de Evidências do qual foram extraídas três categorias de análise: 1) construção das aprendizagens; 2) tipos de aprendizagens; e 3) instrumentos institucionais facilitadores da aprendizagem. Como resultados, além de se identificar como as aprendizagens são construídas pelos sujeitos da pesquisa, foram identificados também os tipos de aprendizagens e conteúdos de conhecimentos que são aprendidos quando eles interagem individual e coletivamente para desenvolver suas atribuições como pesquisadores na empresa e os fatores/instrumentos institucionais, promovidos pela Embrapa, que facilitam estas aprendizagens. Por fim, estes resultados foram cartografados em um Mapa Conceitual Geral que consigna o modo como os pesquisadores, sujeitos da pesquisa, desenvolvem as apredizagens no âmbito da Embrapa Informática Agropecuária. MenosEsta investigação focalizou o tema aprendizagem individual, sob a perspectiva da aprendizagem organizacional, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA do Governo Federal. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa foi realizado um estudo de caso na Embrapa Informática Agropecuária, uma das unidades de pesquisa da empresa, localizada na cidade de Campinas, SP. A compreensão de como se desenvolvem a aprendizagens dos pesquisadores, e de quais fatores a favorecem, foi o foco central da pesquisa que contou com a participação de 14 sujeitos selecionados por critérios previamente estabelecidos, segmentados em três dimensões de amostra: individual, coletiva, e organizacional. Foram adotados como instrumentos de coleta de dados a entrevista individual, o diário de campo e a análise documental. O tratamento e a análise dos dados tomaram como ponto de partida a definição de alguns conceitos sensibilizadores para todas as amostras de sujeitos da pesquisa, culminando com a elaboração de um Rol de Evidências do qual foram extraídas três categorias de análise: 1) construção das aprendizagens; 2) tipos de aprendizagens; e 3) instrumentos institucionais facilitadores da aprendizagem. Como resultados, além de se identificar como as aprendizagens são construídas pelos sujeitos da pesquisa, foram identificados também os tipos de aprendizagens e conteúdos de conhecimentos que são aprendid... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Aprendizagem individual; Aprendizagem organizacional; Cartografia de aprendizagem. |
Thesagro: |
Aprendizagem. |
Thesaurus NAL: |
Learning. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02598nam a2200193 a 4500 001 1000089 005 2012-06-01 008 2008 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aTORRES, T. Z. 245 $aCartografia de aprendizagens individuais, coletivas e organizacionais na Embrapa Informática Agropecuária. 260 $a2008.$c2008 300 $a264 f. 500 $aTese (Doutorado em Educação) - Universidade federal de São Carlos, São Carlos, SP. 520 $aEsta investigação focalizou o tema aprendizagem individual, sob a perspectiva da aprendizagem organizacional, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA do Governo Federal. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa foi realizado um estudo de caso na Embrapa Informática Agropecuária, uma das unidades de pesquisa da empresa, localizada na cidade de Campinas, SP. A compreensão de como se desenvolvem a aprendizagens dos pesquisadores, e de quais fatores a favorecem, foi o foco central da pesquisa que contou com a participação de 14 sujeitos selecionados por critérios previamente estabelecidos, segmentados em três dimensões de amostra: individual, coletiva, e organizacional. Foram adotados como instrumentos de coleta de dados a entrevista individual, o diário de campo e a análise documental. O tratamento e a análise dos dados tomaram como ponto de partida a definição de alguns conceitos sensibilizadores para todas as amostras de sujeitos da pesquisa, culminando com a elaboração de um Rol de Evidências do qual foram extraídas três categorias de análise: 1) construção das aprendizagens; 2) tipos de aprendizagens; e 3) instrumentos institucionais facilitadores da aprendizagem. Como resultados, além de se identificar como as aprendizagens são construídas pelos sujeitos da pesquisa, foram identificados também os tipos de aprendizagens e conteúdos de conhecimentos que são aprendidos quando eles interagem individual e coletivamente para desenvolver suas atribuições como pesquisadores na empresa e os fatores/instrumentos institucionais, promovidos pela Embrapa, que facilitam estas aprendizagens. Por fim, estes resultados foram cartografados em um Mapa Conceitual Geral que consigna o modo como os pesquisadores, sujeitos da pesquisa, desenvolvem as apredizagens no âmbito da Embrapa Informática Agropecuária. 650 $aLearning 650 $aAprendizagem 653 $aAprendizagem individual 653 $aAprendizagem organizacional 653 $aCartografia de aprendizagem
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|