|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
18/06/2009 |
Data da última atualização: |
24/06/2009 |
Autoria: |
MARQUES, A. da C.; BATTISTI FILHO, A.; SILVA, C. J. R. da. |
Título: |
Educação e interpretação ambiental na Floresta Nacional de Três Barras. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DA FLORESTA NACIONAL DE TRÊS BARRAS, 1., 2009, Três Barras. Uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais e conservação da natureza: anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2009. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Resumo. |
Conteúdo: |
Promover a adequação cultural em relação ao meio ambiente é um dos maiores desafios
contemporâneos e é uma tarefa a ser efetivada, principalmente, através de atividades educativas
e esclarecedoras. As Florestas Nacionais (Flonas) são um campo fértil para estas atividades de
educação ambiental e, particularmente, a Floresta Nacional de Três Barras é procurada
espontaneamente por instituições de ensino que desejam visitá-la ou ministrar aulas práticas. As
visitas são marcadas com antecedência e os estudantes são recebidos por um dos servidores
com uma curta palestra, visita ao museu e a uma das trilhas interpretativas. Quando os visitantes
são universitários, também visitam experimentos e outros locais significativos do interior da Flona.
Os principais temas abordados, focalizados na própria dinâmica da Unidade de Conservação, são:
os objetivos históricos e atuais da Flona, sua inserção na história regional, sua estrutura
administrativa, suas características físicas, sua importância para a conservação da natureza, da
qualidade da água e de espécies raras da fauna e flora, suas principais atividades na promoção
do uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais, as espécies vegetais da Floresta Ombrófila
Mista usadas tradicionalmente, a dinâmica da floresta, a legislação ambiental e a participação do
cidadão na resolução dos problemas ambientais da região. Esses temas são apresentados com o
aprofundamento e o enfoque adequados ao nível escolar e a idade dos visitantes. Anualmente
são recebidos entre 1500 e 2000 estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Como
resultado, além da sensibilização para as questões ambientais, tem-se a melhoria da imagem da
Flona e o despertar do interesse sobre a mesma, inclusive como local de pesquisas - TCCs,
dissertações, teses, e outras. Planeja-se ainda um sistema de avaliação por parte dos estudantes
e professores e também um trabalho no qual os servidores da Flona visitem as escolas. MenosPromover a adequação cultural em relação ao meio ambiente é um dos maiores desafios
contemporâneos e é uma tarefa a ser efetivada, principalmente, através de atividades educativas
e esclarecedoras. As Florestas Nacionais (Flonas) são um campo fértil para estas atividades de
educação ambiental e, particularmente, a Floresta Nacional de Três Barras é procurada
espontaneamente por instituições de ensino que desejam visitá-la ou ministrar aulas práticas. As
visitas são marcadas com antecedência e os estudantes são recebidos por um dos servidores
com uma curta palestra, visita ao museu e a uma das trilhas interpretativas. Quando os visitantes
são universitários, também visitam experimentos e outros locais significativos do interior da Flona.
Os principais temas abordados, focalizados na própria dinâmica da Unidade de Conservação, são:
os objetivos históricos e atuais da Flona, sua inserção na história regional, sua estrutura
administrativa, suas características físicas, sua importância para a conservação da natureza, da
qualidade da água e de espécies raras da fauna e flora, suas principais atividades na promoção
do uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais, as espécies vegetais da Floresta Ombrófila
Mista usadas tradicionalmente, a dinâmica da floresta, a legislação ambiental e a participação do
cidadão na resolução dos problemas ambientais da região. Esses temas são apresentados com o
aprofundamento e o enfoque adequados ao nível escolar e a idade dos visitantes. Anual... Mostrar Tudo |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02663naa a2200169 a 4500 001 1315023 005 2009-06-24 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMARQUES, A. da C. 245 $aEducação e interpretação ambiental na Floresta Nacional de Três Barras. 260 $c2009 300 $c1 CD-ROM. 500 $aResumo. 520 $aPromover a adequação cultural em relação ao meio ambiente é um dos maiores desafios contemporâneos e é uma tarefa a ser efetivada, principalmente, através de atividades educativas e esclarecedoras. As Florestas Nacionais (Flonas) são um campo fértil para estas atividades de educação ambiental e, particularmente, a Floresta Nacional de Três Barras é procurada espontaneamente por instituições de ensino que desejam visitá-la ou ministrar aulas práticas. As visitas são marcadas com antecedência e os estudantes são recebidos por um dos servidores com uma curta palestra, visita ao museu e a uma das trilhas interpretativas. Quando os visitantes são universitários, também visitam experimentos e outros locais significativos do interior da Flona. Os principais temas abordados, focalizados na própria dinâmica da Unidade de Conservação, são: os objetivos históricos e atuais da Flona, sua inserção na história regional, sua estrutura administrativa, suas características físicas, sua importância para a conservação da natureza, da qualidade da água e de espécies raras da fauna e flora, suas principais atividades na promoção do uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais, as espécies vegetais da Floresta Ombrófila Mista usadas tradicionalmente, a dinâmica da floresta, a legislação ambiental e a participação do cidadão na resolução dos problemas ambientais da região. Esses temas são apresentados com o aprofundamento e o enfoque adequados ao nível escolar e a idade dos visitantes. Anualmente são recebidos entre 1500 e 2000 estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Como resultado, além da sensibilização para as questões ambientais, tem-se a melhoria da imagem da Flona e o despertar do interesse sobre a mesma, inclusive como local de pesquisas - TCCs, dissertações, teses, e outras. Planeja-se ainda um sistema de avaliação por parte dos estudantes e professores e também um trabalho no qual os servidores da Flona visitem as escolas. 700 1 $aBATTISTI FILHO, A. 700 1 $aSILVA, C. J. R. da 773 $tIn: SEMINÁRIO DE PESQUISA DA FLORESTA NACIONAL DE TRÊS BARRAS, 1., 2009, Três Barras. Uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais e conservação da natureza: anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2009.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
18/11/2019 |
Data da última atualização: |
18/11/2019 |
Autoria: |
JACAUNA, F. A.; NASCIMENTO, A. M. de S.; TORRES, T. C. da S.; GONÇALVES, B. P. |
Afiliação: |
Felipe Andrade Jacauna, Centro Universitário Fametro; Arlan Marreiro de Souza Nascimento, Centro Universitário Fametro; Thiago Coelho da Silva Torres, Centro Universitário Fametro; Bruno Pereira Gonçalves, Universidade Federal do Pará, graduado em Sistema de Informação/Universidade Nilton Lins. |
Título: |
Coletora de resíduo Zano Ecologic paracontribuir com a limpeza do meio ambiente. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 36, n. 2, e26545, 2019. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título em inglês: Waste-collecting machine Zano Ecologic for the good of the environment. |
Conteúdo: |
Nos últimos anos, o crescimento da tecnologia tornou possível o uso de recursos tecnológicos para resolver alguns problemas do meio ambiente, como a coleta de materiais. Assim, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um coletor de materiais descartáveis, incentivando os usuários por meio de benefícios, de acordo com a regra de negócio. Com a exposição do produto em uma feira de tecnologia em Manaus, Amazonas, foi possível comprovar a aceitação do produto e do incentivo dado, em virtude de feedback positivo recebido por meio de questionários aplicados a aproximadamente dois mil participantes da feira. Assim, conclui-se que a Zano Ecologic, via tecnologia, apresenta um forte potencial de contribuição para a preservação do meio ambiente. |
Palavras-Chave: |
Disposable matter; Matéria descartável. |
Thesagro: |
Meio Ambiente; Tecnologia. |
Thesaurus NAL: |
Technology. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/204842/1/Coletora-de-residuo-Zano-Ecologic.pdf
|
Marc: |
LEADER 01527naa a2200229 a 4500 001 2114462 005 2019-11-18 008 2019 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aJACAUNA, F. A. 245 $aColetora de resíduo Zano Ecologic paracontribuir com a limpeza do meio ambiente.$h[electronic resource] 260 $c2019 500 $aTítulo em inglês: Waste-collecting machine Zano Ecologic for the good of the environment. 520 $aNos últimos anos, o crescimento da tecnologia tornou possível o uso de recursos tecnológicos para resolver alguns problemas do meio ambiente, como a coleta de materiais. Assim, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um coletor de materiais descartáveis, incentivando os usuários por meio de benefícios, de acordo com a regra de negócio. Com a exposição do produto em uma feira de tecnologia em Manaus, Amazonas, foi possível comprovar a aceitação do produto e do incentivo dado, em virtude de feedback positivo recebido por meio de questionários aplicados a aproximadamente dois mil participantes da feira. Assim, conclui-se que a Zano Ecologic, via tecnologia, apresenta um forte potencial de contribuição para a preservação do meio ambiente. 650 $aTechnology 650 $aMeio Ambiente 650 $aTecnologia 653 $aDisposable matter 653 $aMatéria descartável 700 1 $aNASCIMENTO, A. M. de S. 700 1 $aTORRES, T. C. da S. 700 1 $aGONÇALVES, B. P. 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia$gv. 36, n. 2, e26545, 2019.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|