Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Soja.
Data corrente:  28/06/1999
Data da última atualização:  05/07/2006
Autoria:  TORRES, E.; SARAIVA, O. F.; FARIAS, J. R. B.
Título:  Avaliacao de sistemas de preparo do solo e rotacao de culturas com a soja.
Ano de publicação:  1999
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 1999, Londrina. Anais... Londrina: Embrapa Soja, 1999.
Páginas:  p.519.
Série:  (Embrapa Soja. Documentos, 124).
Idioma:  Português
Conteúdo:  O manejo inadequado do solo e um dos fatores limitantes a producao da soja e culturas associadas. A geracao de informacoes sobre as melhores alternativas para a conducao de sistemas de manejo do solo, com enfase no plantio direto, pode ajudar a reduzir a degradacao do solo e estabilizar a produtividade das culturas. Com objetivo de avaliar o efeito de sistemas de preparo do solo e sua interacao com sistemas de rotacao de culturas sobre as caracteristicas fisicas e quimicas do solo e produtividade da soja, foi instalado no ano agricola de 1988/89, um experimento em um latossolo roxo de Londrina, PR. O delineamento experimental foi blocos ao acaso, com os tratamentos distribuidos em um fatorial 7x2, com quatro repeticoes. Os tratamentos foram sete sistemas de preparo do solo e dois sistemas de rotacao de culturas. Os sistemas de preparo foram: 1) Escarificacao - escarificador tipo cruzador; 2) Plantio direto - tres anos (sistema direto com a utilizacao a cada tres anos do escarificador do tipo cruzador);3) Plantio direto continuo; 4) Aracao com arado de disco; 5) Aracao com arado de aiveca; 6) Gradagem pesada; e 7) Preparo alternado (a cada ano um implemento). Os sistemas de rotacao de culturas foram: 1) Sucessao soja/trigo continuo e 2) rotacao, tremoco/milho - aveia/soja - trigo/soja - trigo/soja. No ano de 1997/98, os dados de densidade global do solo evidenciaram que a rotaco de culturas, na profundidade de 8 e 16 cm, foram mais compactacao do solo no plantio direto. Os t... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Rotacao; Rotational cropping; Soybean; Sucessao; Zero tillage.
Thesagro:  Manejo do Solo; Plantio Direto; Soja.
Thesaurus Nal:  sequential cropping; soil management.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Soja (CNPSO)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPSO16570 - 1UMTPL - --PC 633.340981C749a5047
Voltar






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agricultura Digital. Para informações adicionais entre em contato com cnptia.biblioteca@embrapa.br.

Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Agricultura Digital.
Data corrente:  18/11/2010
Data da última atualização:  15/01/2020
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do.
Afiliação:  MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, UNICAMP.
Título:  Design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos na perspectiva da aprendizagem significativa.
Ano de publicação:  2010
Fonte/Imprenta:  In: COLÓQUIO INTERNACIONAL HISPANO-BRASILEÑO SOBRE APRENDIZAJE ASISTIDO POR ORDENADOR, 3., 2010, Campinas. Educação e tecnologias digitais: experiências inovadoras: anais. Valencia: Universidad Politecnica de Valencia, 2010.
Páginas:  Não paginado.
Idioma:  Português
Notas:  III Colóquio Internacional hispano-brasileiro sobre aprendizagem assistida por computador
Conteúdo:  Aborda a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na elaboração de materiais didáticos. Destaca a participação da concepção construtivista na fundamentação teórica e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas para ambientes virtuais de aprendizagem. Propõe-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob o enfoque da aprendizagem significativa, que se baseia no modelo construtivista do processo cognitivo humano. Na perspectiva da aprendizagem significativa, os mapas conceituais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor.
Palavras-Chave:  Aprendizagem significativa; Conceptual map; Content production content; Conteúdo educativo; Educational content; Educational video; Mapa conceitual; Meaningful learning; Produção de conteúdo; Video educativo.
Thesaurus NAL:  Learning.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPTIA15285 - 1UPCAA - DD
Fechar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional