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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
28/06/1999 |
Data da última atualização: |
05/07/2006 |
Autoria: |
TORRES, E.; SARAIVA, O. F.; FARIAS, J. R. B. |
Título: |
Avaliacao de sistemas de preparo do solo e rotacao de culturas com a soja. |
Ano de publicação: |
1999 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 1999, Londrina. Anais... Londrina: Embrapa Soja, 1999. |
Páginas: |
p.519. |
Série: |
(Embrapa Soja. Documentos, 124). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O manejo inadequado do solo e um dos fatores limitantes a producao da soja e culturas associadas. A geracao de informacoes sobre as melhores alternativas para a conducao de sistemas de manejo do solo, com enfase no plantio direto, pode ajudar a reduzir a degradacao do solo e estabilizar a produtividade das culturas. Com objetivo de avaliar o efeito de sistemas de preparo do solo e sua interacao com sistemas de rotacao de culturas sobre as caracteristicas fisicas e quimicas do solo e produtividade da soja, foi instalado no ano agricola de 1988/89, um experimento em um latossolo roxo de Londrina, PR. O delineamento experimental foi blocos ao acaso, com os tratamentos distribuidos em um fatorial 7x2, com quatro repeticoes. Os tratamentos foram sete sistemas de preparo do solo e dois sistemas de rotacao de culturas. Os sistemas de preparo foram: 1) Escarificacao - escarificador tipo cruzador; 2) Plantio direto - tres anos (sistema direto com a utilizacao a cada tres anos do escarificador do tipo cruzador);3) Plantio direto continuo; 4) Aracao com arado de disco; 5) Aracao com arado de aiveca; 6) Gradagem pesada; e 7) Preparo alternado (a cada ano um implemento). Os sistemas de rotacao de culturas foram: 1) Sucessao soja/trigo continuo e 2) rotacao, tremoco/milho - aveia/soja - trigo/soja - trigo/soja. No ano de 1997/98, os dados de densidade global do solo evidenciaram que a rotaco de culturas, na profundidade de 8 e 16 cm, foram mais compactacao do solo no plantio direto. Os teores de carbono e fosforo, na profundidade 0 - 10cm, foram mais elevados no plantio direto continuo e plantio direto (tres anos). A rotacao de culturas com a utilizacao de aveia preta, melhorou o desempenho da soja no plantio direto. MenosO manejo inadequado do solo e um dos fatores limitantes a producao da soja e culturas associadas. A geracao de informacoes sobre as melhores alternativas para a conducao de sistemas de manejo do solo, com enfase no plantio direto, pode ajudar a reduzir a degradacao do solo e estabilizar a produtividade das culturas. Com objetivo de avaliar o efeito de sistemas de preparo do solo e sua interacao com sistemas de rotacao de culturas sobre as caracteristicas fisicas e quimicas do solo e produtividade da soja, foi instalado no ano agricola de 1988/89, um experimento em um latossolo roxo de Londrina, PR. O delineamento experimental foi blocos ao acaso, com os tratamentos distribuidos em um fatorial 7x2, com quatro repeticoes. Os tratamentos foram sete sistemas de preparo do solo e dois sistemas de rotacao de culturas. Os sistemas de preparo foram: 1) Escarificacao - escarificador tipo cruzador; 2) Plantio direto - tres anos (sistema direto com a utilizacao a cada tres anos do escarificador do tipo cruzador);3) Plantio direto continuo; 4) Aracao com arado de disco; 5) Aracao com arado de aiveca; 6) Gradagem pesada; e 7) Preparo alternado (a cada ano um implemento). Os sistemas de rotacao de culturas foram: 1) Sucessao soja/trigo continuo e 2) rotacao, tremoco/milho - aveia/soja - trigo/soja - trigo/soja. No ano de 1997/98, os dados de densidade global do solo evidenciaram que a rotaco de culturas, na profundidade de 8 e 16 cm, foram mais compactacao do solo no plantio direto. Os t... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Rotacao; Rotational cropping; Soybean; Sucessao; Zero tillage. |
Thesagro: |
Manejo do Solo; Plantio Direto; Soja. |
Thesaurus Nal: |
sequential cropping; soil management. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02541naa a2200289 a 4500 001 1460762 005 2006-07-05 008 1999 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aTORRES, E. 245 $aAvaliacao de sistemas de preparo do solo e rotacao de culturas com a soja. 260 $c1999 300 $ap.519. 490 $a(Embrapa Soja. Documentos, 124). 520 $aO manejo inadequado do solo e um dos fatores limitantes a producao da soja e culturas associadas. A geracao de informacoes sobre as melhores alternativas para a conducao de sistemas de manejo do solo, com enfase no plantio direto, pode ajudar a reduzir a degradacao do solo e estabilizar a produtividade das culturas. Com objetivo de avaliar o efeito de sistemas de preparo do solo e sua interacao com sistemas de rotacao de culturas sobre as caracteristicas fisicas e quimicas do solo e produtividade da soja, foi instalado no ano agricola de 1988/89, um experimento em um latossolo roxo de Londrina, PR. O delineamento experimental foi blocos ao acaso, com os tratamentos distribuidos em um fatorial 7x2, com quatro repeticoes. Os tratamentos foram sete sistemas de preparo do solo e dois sistemas de rotacao de culturas. Os sistemas de preparo foram: 1) Escarificacao - escarificador tipo cruzador; 2) Plantio direto - tres anos (sistema direto com a utilizacao a cada tres anos do escarificador do tipo cruzador);3) Plantio direto continuo; 4) Aracao com arado de disco; 5) Aracao com arado de aiveca; 6) Gradagem pesada; e 7) Preparo alternado (a cada ano um implemento). Os sistemas de rotacao de culturas foram: 1) Sucessao soja/trigo continuo e 2) rotacao, tremoco/milho - aveia/soja - trigo/soja - trigo/soja. No ano de 1997/98, os dados de densidade global do solo evidenciaram que a rotaco de culturas, na profundidade de 8 e 16 cm, foram mais compactacao do solo no plantio direto. Os teores de carbono e fosforo, na profundidade 0 - 10cm, foram mais elevados no plantio direto continuo e plantio direto (tres anos). A rotacao de culturas com a utilizacao de aveia preta, melhorou o desempenho da soja no plantio direto. 650 $asequential cropping 650 $asoil management 650 $aManejo do Solo 650 $aPlantio Direto 650 $aSoja 653 $aRotacao 653 $aRotational cropping 653 $aSoybean 653 $aSucessao 653 $aZero tillage 700 1 $aSARAIVA, O. F. 700 1 $aFARIAS, J. R. B. 773 $tIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 1999, Londrina. Anais... Londrina: Embrapa Soja, 1999.
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Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
18/11/2010 |
Data da última atualização: |
15/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. |
Afiliação: |
MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, UNICAMP. |
Título: |
Design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos na perspectiva da aprendizagem significativa. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
In: COLÓQUIO INTERNACIONAL HISPANO-BRASILEÑO SOBRE APRENDIZAJE ASISTIDO POR ORDENADOR, 3., 2010, Campinas. Educação e tecnologias digitais: experiências inovadoras: anais. Valencia: Universidad Politecnica de Valencia, 2010. |
Páginas: |
Não paginado. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
III Colóquio Internacional hispano-brasileiro sobre aprendizagem assistida por computador |
Conteúdo: |
Aborda a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na elaboração de materiais didáticos. Destaca a participação da concepção construtivista na fundamentação teórica e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas para ambientes virtuais de aprendizagem. Propõe-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob o enfoque da aprendizagem significativa, que se baseia no modelo construtivista do processo cognitivo humano. Na perspectiva da aprendizagem significativa, os mapas conceituais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor. |
Palavras-Chave: |
Aprendizagem significativa; Conceptual map; Content production content; Conteúdo educativo; Educational content; Educational video; Mapa conceitual; Meaningful learning; Produção de conteúdo; Video educativo. |
Thesaurus NAL: |
Learning. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01897nam a2200289 a 4500 001 1867331 005 2020-01-15 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, M. I. F. 245 $aDesign e roteiro de conteúdo de vídeos educativos na perspectiva da aprendizagem significativa.$h[electronic resource] 260 $aIn: COLÓQUIO INTERNACIONAL HISPANO-BRASILEÑO SOBRE APRENDIZAJE ASISTIDO POR ORDENADOR, 3., 2010, Campinas. Educação e tecnologias digitais: experiências inovadoras: anais. Valencia: Universidad Politecnica de Valencia$c2010 300 $aNão paginado. 500 $aIII Colóquio Internacional hispano-brasileiro sobre aprendizagem assistida por computador 520 $aAborda a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na elaboração de materiais didáticos. Destaca a participação da concepção construtivista na fundamentação teórica e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas para ambientes virtuais de aprendizagem. Propõe-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob o enfoque da aprendizagem significativa, que se baseia no modelo construtivista do processo cognitivo humano. Na perspectiva da aprendizagem significativa, os mapas conceituais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor. 650 $aLearning 653 $aAprendizagem significativa 653 $aConceptual map 653 $aContent production content 653 $aConteúdo educativo 653 $aEducational content 653 $aEducational video 653 $aMapa conceitual 653 $aMeaningful learning 653 $aProdução de conteúdo 653 $aVideo educativo 700 1 $aTORRES, T. Z. 700 1 $aAMARAL, S. F. do
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