|
|
Registros recuperados : 155 | |
121. | | SOUSA, D. N. de; PINHO, J. B.; ESTEVAO, P.; MILAGRES, C. S. F.; AMODEO, N. B. P. O papel da Comunicação no processo de transmissão da educação cooperativista. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 15., 2010, Vitória, ES. Comunicação, Cultura e Juventude: anais. São Paulo: Intercom, 2010. 14 p. Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
| |
123. | | SILVA, R. R. M.; PIRES, C. R. F.; ALMEIDA, H. C. DE A.; SOUSA, D. N. de; SANTOS, V. F. Pescado na alimentação escolar: caracterização nutricional. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, v. 24, n. 2, p. 169-179, jul./dez. 2017. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
125. | | SOUSA, D. N. de; MILAGRES, C. S. F.; DIAS, M. M.; SOUZA, D. R. N.; MILAGRES, C. S. F. A importância de identificar e mapear as organizações em contextos de ação extensionista: o caso da padaria artesanal comunitária "mãos de fibra". Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 51-64, jan./jun. 2013. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
126. | | SOUSA, D. N. de; MILAGRES, C. S. F.; DIAS, M. M.; SOUSA, D. R. N.; MILAGRES, C. S. F. Formalização e geração de renda: o caso da assessoria à padaria artesanal comunitária "Mãos de Fibra". Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, p. 21-25, jul. 2012. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
129. | | SANTOS, V. F. dos; PIRES, C. R. F.; KATO, H. C. de A.; SOUSA, D. N. de. Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas do município de Palmas - TO. Revista Elo - Diálogos em Extensão, Viçosa, MG, v. 6, n. 3, p. 66-72, dez. 2017. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
132. | | JESUS, M. E. R. de; CARVALHO, R. L. de; AMARAL, C. H.; PEREIRA FILHO, E. P.; BERALDO, K. A.; SOUSA, D. N. de. AgriToca: uma solução de software para aproximar a agricultura familiar e o mercado no município de Palmas-TO e região. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF), v. 7, n. 2, p. 49-81, 2021. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
136. | | FORNARI, C. A. C.; COSTA, R. P. de B.; PIRES, C. R. F.; KATO, H. C. de A.; SOUSA, D. N. de. Estudo sobre os hábitos alimentares e de consumo de pescado da população de Palmas (TO). Desafios: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, Palmas, v. 4, n. 4, p. 136-142, out./dez. 2017. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
140. | | QUINAUD, B. E. R.; MONTEIRO, P. L.; PIRES, C. R. F.; SANTOS, V. F. dos; KATO, H. C. A.; SOUSA, D. N. de. Elaboração e caracterização nutricional de massa alimentícia enriquecida com resíduo de soja. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e718974724, 2020. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
Registros recuperados : 155 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
05/09/2018 |
Data da última atualização: |
05/09/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 4 |
Autoria: |
SANTOS, V. F. dos; ARAÚJO, I. A. de; PIRES, C. R. F.; KATO, H. C. de A.; SOUSA, D. N. de. |
Afiliação: |
VIVIANE FERREIRA DOS SANTOS; IZABEL ALICE DE ARAUJO; CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA. |
Título: |
Educação alimentar e nutricional para o estímulo do consumo de pescados por escolares: relato de experiência. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Elo - Diálogos em Extensão, v. 7, n. 1, p. 46-53, jun. 2018. |
ISSN: |
2317-5451 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A escola é indiscutivelmente o melhor agente para promover a educação alimentar, uma vez que é na infância e na adolescência que se fixam atitudes e práticas alimentares difíceis de modificar na idade adulta. Diante disso esse trabalho objetivou utilizar atividades lúdicas para empoderar os escolares quanto à aquisição, composição e consumo de peixe. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo que baseia-se no desenvolvimento de um programa de atividades de EAN com 31 escolares do 5º ano matriculados em uma escola da rede municipal do município de Palmas. As atividades de EAN foram desenvolvidas em 3 encontros com duração de 40 minutos. Nos encontros foram utilizadas diferentes metodologias, como exposição dialogada, dinâmica de grupo, colagens em cartazes e oficina culinária. A avaliação do conhecimento deu-se de forma objetiva com a aplicação de um pré e pós-teste. As atividades lúdicas oportunizaram a construção de conhecimento sobre aquisição, composição e consumo dos peixes, demonstrando a aplicabilidade das oficinas. |
Thesagro: |
Alimentação; Nutrição Humana; Peixe; Programa de Nutrição. |
Thesaurus NAL: |
Fish; Infant feeding; Nutritional intervention. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/182503/1/CNPASA-2018-elo.pdf
|
Marc: |
LEADER 01900naa a2200265 a 4500 001 2095137 005 2018-09-05 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a2317-5451 100 1 $aSANTOS, V. F. dos 245 $aEducação alimentar e nutricional para o estímulo do consumo de pescados por escolares$brelato de experiência.$h[electronic resource] 260 $c2018 520 $aA escola é indiscutivelmente o melhor agente para promover a educação alimentar, uma vez que é na infância e na adolescência que se fixam atitudes e práticas alimentares difíceis de modificar na idade adulta. Diante disso esse trabalho objetivou utilizar atividades lúdicas para empoderar os escolares quanto à aquisição, composição e consumo de peixe. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo que baseia-se no desenvolvimento de um programa de atividades de EAN com 31 escolares do 5º ano matriculados em uma escola da rede municipal do município de Palmas. As atividades de EAN foram desenvolvidas em 3 encontros com duração de 40 minutos. Nos encontros foram utilizadas diferentes metodologias, como exposição dialogada, dinâmica de grupo, colagens em cartazes e oficina culinária. A avaliação do conhecimento deu-se de forma objetiva com a aplicação de um pré e pós-teste. As atividades lúdicas oportunizaram a construção de conhecimento sobre aquisição, composição e consumo dos peixes, demonstrando a aplicabilidade das oficinas. 650 $aFish 650 $aInfant feeding 650 $aNutritional intervention 650 $aAlimentação 650 $aNutrição Humana 650 $aPeixe 650 $aPrograma de Nutrição 700 1 $aARAÚJO, I. A. de 700 1 $aPIRES, C. R. F. 700 1 $aKATO, H. C. de A. 700 1 $aSOUSA, D. N. de 773 $tRevista Elo - Diálogos em Extensão$gv. 7, n. 1, p. 46-53, jun. 2018.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|