|
|
Registros recuperados : 7 | |
2. | | VALE, M. do S.; ABREU, K. do V.; GOUVEIA, S. T.; LEITAO, R. C.; SANTAELLA, S. T. Efeito da toxicidade de Cr (VI) e Zn (II) no crescimento do fungo filamentoso Aspergillus niger isolado de efluente industrial. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 237-244, 2011. Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
3. | | NASCIMENTO, D. M. do; ALMEIDA, J. S.; VALE, M. do S.; LEITAO, R. C.; FIGUEIREDO, M. C. B. de; MORAIS, J. P. S.; ROSA, M. de F. A comprehensive approach for obtaining cellulose nanocrystal from coconut fiber. Part I: Proposition of technological pathways. Industrial Crops and Products, v. 93, p. 66-75, 2016. Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
4. | | SANTAELLA, S. T.; VALE, M. do S.; ALMEIDA, C. C.; CAVALCANTE, W. de A.; NUNES, A. J. P.; SOUZA, O. V. de; CARVALHO, F. C. T. de; LEITAO, R. C. Biofloc production in activated sludge system treating shrimp farming effluent. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 23, n. 6, p. 1143-1152, 2018. Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
5. | | LEITAO, R. C.; CASSALES, A. R.; ALEXANDRE, L. C.; PINHEIRO, F. G. C.; SOARES, A. K. L.; BRITO, M. Z. R. de; VALE, M. DO S.; SOUZA FILHO, M. de S. M. de; SANTAELLA, S. T.; ROSA, M. de F. Produção de lignossulfonatos a partir da lignina extraída do bagaço da cana-de-açucar. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2017. 3 p. (Embrapa Agroindústria Tropical. Comunicado técnico, 228). Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
6. | | LEITAO, R. C.; CASSALES, A. R.; ALEXANDRE, L. C.; PINHEIRO, F. G. C.; SOARES, A. K. L.; BRITO, M. Z. R. de; VALE, M. do S.; SOUZA FILHO, M. de S. M. de; SANTAELLA, S. T.; ROSA, M. de F. Extração de lignina do bagaço da cana-de-açúcar pelo método acetosolv visando ao uso em resinas fenólicas. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2016. 4 p. (Embrapa Agroindústria Tropical. Comunicado técnico, 225). Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
7. | | LEITAO, R. C.; PINHEIRO, F. G. C.; SOARES, A. K. L.; ALBUQUERQUE, M. E. P.; NETO, F. P. M.; VALE, M. do S.; SOUZA FILHO, M. de S. M. de; ROSA, M. de F.; SANTAELLA, S. T. Pré-tratamento do bagaço da cana-de-açúcar por explosão a vapor visando à extração de lignina pelo processo acetosolv. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2016. 4 p. (Embrapa Agroindústria Tropical. Comunicado técnico, 226). Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
Registros recuperados : 7 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
21/09/2015 |
Data da última atualização: |
21/09/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ZICA, K. D. N.; SILVA, W. H. de; MENDONÇA, A. P. B.; SOUZA, S. V.; GASTAL, M. L. |
Afiliação: |
KAIK DURÃES NUNES ZICA, FACTU - UNAÍ - MG; WARLEY HENRIQUE DA SILVA, INESC - UNAÍ - MG; ANA PAULA BORGES MENDONÇA, FACTU; SUZANA VIEIRA SOUZA, FACTU; MARCELO LEITE GASTAL, CPAC. |
Título: |
A construção social de mercados: a implantação da Feira dos Agricultores Familiares de Unaí, MG e seus impactos na renda das famílias. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 10., 2014, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2014. |
Páginas: |
p. 879-885. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de implantação de uma feira como estratégia de construção social de novos mercados pela agricultura familiar de Unaí, MG e mostrar o impacto dessa comercialização na renda das famílias. O processo de implantação da feira seguiu as seguintes etapas: a) mobilização dos interessados; b) pesquisa para caracterizar o perfil dos potenciais consumidores; c) restituição dos resultados para o grupo de agricultores; d) solicitação do alvará de funcionamento; e) elaboração do regulamento de funcionamento; f) escolha da comissão de gerenciamento. Os principais entraves encontrados na implantação da feira foram a excessiva burocracia, a demora em liberar o alvará, e o custo das barracas. Contudo, a feira foi iniciada em dezembro de 2012, após 19 meses de planejamento, com 15 feirantes, apenas 43% do grupo inicial interessado. A média de renda bruta mensal obtida por agricultor foi de R$ 1.053,55. A comercialização na feira tornou-se a principal fonte de renda das famílias representando em média 61% da renda dos estabelecimentos estudados. Os resultados obtidos demonstraram que uma iniciativa simples dessa natureza pode ser relevante economicamente, entretanto se mostrou mais complexo para operacionalização do que se pensa tendo em vista as dificuldades encontradas. Abstract: The goal of this project is to present the process of deploying a city fair as social construction strategy for the creation of new markets for family farmers of Unai, Minas Gerais and show the impact of commercialization on their household income. The implementation process of the fair involved the following steps: a) mobilization of stakeholders, b) research to characterize the profile of potential consumers c) refund the results for the group of farmers, d) request business license e) preparation of the operating rule, f) choice of the management committee. The main obstacles encountered in the implementation of the fair were excessive bureaucracy, the delay in releasing the license, and the cost of the tents. However, the fair started in December 2012, after 19 months of planning, with 15 stallholders, only 43% of the initial group concerned. The average monthly gross income per farmer was R$ 1,053.55. The sale at the fair became the main source of income of households representing on average 61% of the income of the studied establishments. The results showed that such a simple initiative can be economically relevant, however proved more complex to operationalize than one would think in view of the difficulties encountered. MenosO objetivo deste trabalho é apresentar o processo de implantação de uma feira como estratégia de construção social de novos mercados pela agricultura familiar de Unaí, MG e mostrar o impacto dessa comercialização na renda das famílias. O processo de implantação da feira seguiu as seguintes etapas: a) mobilização dos interessados; b) pesquisa para caracterizar o perfil dos potenciais consumidores; c) restituição dos resultados para o grupo de agricultores; d) solicitação do alvará de funcionamento; e) elaboração do regulamento de funcionamento; f) escolha da comissão de gerenciamento. Os principais entraves encontrados na implantação da feira foram a excessiva burocracia, a demora em liberar o alvará, e o custo das barracas. Contudo, a feira foi iniciada em dezembro de 2012, após 19 meses de planejamento, com 15 feirantes, apenas 43% do grupo inicial interessado. A média de renda bruta mensal obtida por agricultor foi de R$ 1.053,55. A comercialização na feira tornou-se a principal fonte de renda das famílias representando em média 61% da renda dos estabelecimentos estudados. Os resultados obtidos demonstraram que uma iniciativa simples dessa natureza pode ser relevante economicamente, entretanto se mostrou mais complexo para operacionalização do que se pensa tendo em vista as dificuldades encontradas. Abstract: The goal of this project is to present the process of deploying a city fair as social construction strategy for the creation of new markets for family farmers of Unai... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Construção social; Feira livre; Mercados. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Comercialização. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/130047/1/34718.pdf
|
Marc: |
LEADER 03441nam a2200229 a 4500 001 2024525 005 2015-09-21 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aZICA, K. D. N. 245 $aA construção social de mercados$ba implantação da Feira dos Agricultores Familiares de Unaí, MG e seus impactos na renda das famílias. 260 $aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 10., 2014, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção$c2014 300 $ap. 879-885. 520 $aO objetivo deste trabalho é apresentar o processo de implantação de uma feira como estratégia de construção social de novos mercados pela agricultura familiar de Unaí, MG e mostrar o impacto dessa comercialização na renda das famílias. O processo de implantação da feira seguiu as seguintes etapas: a) mobilização dos interessados; b) pesquisa para caracterizar o perfil dos potenciais consumidores; c) restituição dos resultados para o grupo de agricultores; d) solicitação do alvará de funcionamento; e) elaboração do regulamento de funcionamento; f) escolha da comissão de gerenciamento. Os principais entraves encontrados na implantação da feira foram a excessiva burocracia, a demora em liberar o alvará, e o custo das barracas. Contudo, a feira foi iniciada em dezembro de 2012, após 19 meses de planejamento, com 15 feirantes, apenas 43% do grupo inicial interessado. A média de renda bruta mensal obtida por agricultor foi de R$ 1.053,55. A comercialização na feira tornou-se a principal fonte de renda das famílias representando em média 61% da renda dos estabelecimentos estudados. Os resultados obtidos demonstraram que uma iniciativa simples dessa natureza pode ser relevante economicamente, entretanto se mostrou mais complexo para operacionalização do que se pensa tendo em vista as dificuldades encontradas. Abstract: The goal of this project is to present the process of deploying a city fair as social construction strategy for the creation of new markets for family farmers of Unai, Minas Gerais and show the impact of commercialization on their household income. The implementation process of the fair involved the following steps: a) mobilization of stakeholders, b) research to characterize the profile of potential consumers c) refund the results for the group of farmers, d) request business license e) preparation of the operating rule, f) choice of the management committee. The main obstacles encountered in the implementation of the fair were excessive bureaucracy, the delay in releasing the license, and the cost of the tents. However, the fair started in December 2012, after 19 months of planning, with 15 stallholders, only 43% of the initial group concerned. The average monthly gross income per farmer was R$ 1,053.55. The sale at the fair became the main source of income of households representing on average 61% of the income of the studied establishments. The results showed that such a simple initiative can be economically relevant, however proved more complex to operationalize than one would think in view of the difficulties encountered. 650 $aAgricultura Familiar 650 $aComercialização 653 $aConstrução social 653 $aFeira livre 653 $aMercados 700 1 $aSILVA, W. H. de 700 1 $aMENDONÇA, A. P. B. 700 1 $aSOUZA, S. V. 700 1 $aGASTAL, M. L.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Cerrados (CPAC) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|