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Registros recuperados : 3 | |
2. | | FAVALESSA, C. M. C.; UBIALLI, J. A.; CALDEIRA, S. F.; DRESCHER, R.; ACOSTA, F. C. Equações de sortimentos para Tectona grandis na região centro - sul de Mato Grosso. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 32, n. 72, p. 389-399, out./dez. 2012. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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Registros recuperados : 3 | |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Pantanal. Para informações adicionais entre em contato com cpap.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
04/12/2014 |
Data da última atualização: |
02/05/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MAIO, A. M. D. de; SILVA, M. da. |
Afiliação: |
ANA MARIA DANTAS DE MAIO, CPAP; MARCELO DA SILVA, UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. |
Título: |
Linguagem, consumo e felicidade: relações conflituosas no discurso jornalístico. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: MARTINS, M. de.; OLIVEIRA, M. (Ed.). Comunicação ibero-americana: os desafios da internacionalização - Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana.. Braga: CECS, 2014. |
Páginas: |
p. 2731-2740. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A discussão em torno do consumo e do consumismo, fenômenos que identificam a sociedade contemporânea, faz-se ubíqua nos terrenos jornalístico, publicitário, científico e político. Fundamentados na Análise de Discurso
(AD) e na Análise Crítica de Discurso (ACD), elegemos para discussão dois textos jornalísticos, publicados no Brasil em 2013, que esboçam a relação entre consumo e felicidade. O primeiro avalia uma entrevista com um ministro brasileiro que, aparentemente ? e apenas aparentemente ? defende a necessidade de superar o modelo ?sou feliz quando consumo?. O segundo é produto da comunicação organizacional e, apesar das pressões mercadológicas, os enunciadores encontraram espaço para uma análise crítica a respeito do consumo e suas conjunções com a pseudofelicidade. Nossa análise enseja descobrir as relações entre discurso e ideologia, já que inexiste discurso sem sujeito e sujeito sem ideologia. Para a análise de discurso no campo jornalístico, compreendemos que a enunciação é um componente imprescindível para o entendimento da estrutura semântica de qualquer ato de comunicação verbal e não-verbal. Se a economia consumista tem o céu como limite, emerge um impasse: a finitude dos recursos do planeta é incompatível com o consumo exacerbado. Diante dessa perspectiva, que rumo cabe ao jornalismo que mercantiliza a felicidade? |
Palavras-Chave: |
Análise de discurso; Felicidade. |
Thesagro: |
Consumo; Jornalismo. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 02079naa a2200193 a 4500 001 2001725 005 2016-05-02 008 2014 bl --- 0-- u #d 100 1 $aMAIO, A. M. D. de 245 $aLinguagem, consumo e felicidade$brelações conflituosas no discurso jornalístico. 260 $c2014 300 $ap. 2731-2740. 520 $aA discussão em torno do consumo e do consumismo, fenômenos que identificam a sociedade contemporânea, faz-se ubíqua nos terrenos jornalístico, publicitário, científico e político. Fundamentados na Análise de Discurso (AD) e na Análise Crítica de Discurso (ACD), elegemos para discussão dois textos jornalísticos, publicados no Brasil em 2013, que esboçam a relação entre consumo e felicidade. O primeiro avalia uma entrevista com um ministro brasileiro que, aparentemente ? e apenas aparentemente ? defende a necessidade de superar o modelo ?sou feliz quando consumo?. O segundo é produto da comunicação organizacional e, apesar das pressões mercadológicas, os enunciadores encontraram espaço para uma análise crítica a respeito do consumo e suas conjunções com a pseudofelicidade. Nossa análise enseja descobrir as relações entre discurso e ideologia, já que inexiste discurso sem sujeito e sujeito sem ideologia. Para a análise de discurso no campo jornalístico, compreendemos que a enunciação é um componente imprescindível para o entendimento da estrutura semântica de qualquer ato de comunicação verbal e não-verbal. Se a economia consumista tem o céu como limite, emerge um impasse: a finitude dos recursos do planeta é incompatível com o consumo exacerbado. Diante dessa perspectiva, que rumo cabe ao jornalismo que mercantiliza a felicidade? 650 $aConsumo 650 $aJornalismo 653 $aAnálise de discurso 653 $aFelicidade 700 1 $aSILVA, M. da 773 $tIn: MARTINS, M. de.; OLIVEIRA, M. (Ed.). Comunicação ibero-americana: os desafios da internacionalização - Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana.. Braga: CECS, 2014.
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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