|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Caprinos e Ovinos. |
Data corrente: |
12/05/2016 |
Data da última atualização: |
27/01/2022 |
Autoria: |
RESENDE, M. |
Título: |
Ambiente agrícola: percepção e interpretação. |
Ano de publicação: |
1996 |
Fonte/Imprenta: |
Alternativas. Cadernos de Agroecologia, p. 1-17, 1996. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Um novo (ou velho) método para se aprender; A indicação dos estudantes; A aprendizagem ecológica; Ambiente: um complexo de interações; Escala de abordagem; Seleção do que é significativo: Problema mais de síntese do que de análise (Litólicos de Cuiabá, Baixada Santista, Perfil fundiário, O caso do Acre); Fatores diretos e indiretos; Simplificar é preciso: perceber é o primeiro passo, A interpretação vem junto e em seguida; O conhecimento precisa ser transferido; A classe de solo pode ajudar: identificação das classes de ambiente, Os ambientes encontram-se num contexto local A analogia com a identificação de vacas holandesas e nelore. Radiação; Água; Nutrientes; As interações. Figura 1. Representação de produtores, consumidores e decompositores; Figura 2: Evolução da influência do homem nos ecossistemas; Figura 3: Tetraedro ecológico; Figura 4: Faixa de tolerância (linha horizontal) para cada qualidade do ambiente; Figura 5: Zoneamento macroecológico do Brasil; Figura 6: Bloco-diagrama da Zona da Mata, MG, mostrando o terraço e os ambientes da grota e das imediações; Figura 7: Sequência de solos e vegetação da vereda ao topo da elevação; Figura 8: Tessela, ou ecotessela, formada por fitotessela e pedotessela; Figura 9: Espessura relativa de várias classes de solos; Figura 10: Solo litólico de Cuiaba, destacando-se as camadas cochosas inclinadas; Figura 11: Mapa de Minas Gerais mostrando uma concentração maior de povoados e cidades nas áreas mais acidentadas; Figura 12: Chave simplificada de identificação dos solos próximos ao açude de Ibimirim, PE; Figura 13: Esquema mostrando influência da largura dos vales e do desnível do terreno influência da orientação do vale na radiação recebida pela superfície do solo; Figura 14: Disposição dos capões de mato ao longo dos rios no norte de Minas Gerais; Figura 15: Esquema mostrando vegetação arbórea sem perda de folhas onde o lençol freático está mais alto; Figura 16: Esquema do destino da água sw precipitação sob mata e sob pastagem: é interceptada pela parte aérea da vegetação e depois evaporada; escorre pela superfície; infiltra-se no solo e perde-se por evapotranspiração; Figura 18: Densidade e perenidade dos cursos d'água dependendo da precipitação, indicada pela fase da vegetação, pela profundidade e pelo relevo do solo; Figura 19: Esquema mostrando entradas e saídas de nutrientes no agroecossistema; Figura 20: Taxa de pedogênese variando conforme a profundidade do solo e de erosão, conforme o relevo, chapadão, antigo chapadão sendo dissecado e rocha fresca próxima da superfície dando origem a solos mais ricos; Tabela 1: Exemplo para ilustrar a importância do contexto e a variável pertinente; Tabela 2: Qualidades ecológicas do ambiente agrícola e seus fatores determinantes; Tabela 4: Contraste entre as estratégias das plantas para enfrentar as deficiências de água e as de nutrientes; Tabela 5: Resistência do cerrado, da caatinga e da mata à deficiência de água e nutrientes. MenosUm novo (ou velho) método para se aprender; A indicação dos estudantes; A aprendizagem ecológica; Ambiente: um complexo de interações; Escala de abordagem; Seleção do que é significativo: Problema mais de síntese do que de análise (Litólicos de Cuiabá, Baixada Santista, Perfil fundiário, O caso do Acre); Fatores diretos e indiretos; Simplificar é preciso: perceber é o primeiro passo, A interpretação vem junto e em seguida; O conhecimento precisa ser transferido; A classe de solo pode ajudar: identificação das classes de ambiente, Os ambientes encontram-se num contexto local A analogia com a identificação de vacas holandesas e nelore. Radiação; Água; Nutrientes; As interações. Figura 1. Representação de produtores, consumidores e decompositores; Figura 2: Evolução da influência do homem nos ecossistemas; Figura 3: Tetraedro ecológico; Figura 4: Faixa de tolerância (linha horizontal) para cada qualidade do ambiente; Figura 5: Zoneamento macroecológico do Brasil; Figura 6: Bloco-diagrama da Zona da Mata, MG, mostrando o terraço e os ambientes da grota e das imediações; Figura 7: Sequência de solos e vegetação da vereda ao topo da elevação; Figura 8: Tessela, ou ecotessela, formada por fitotessela e pedotessela; Figura 9: Espessura relativa de várias classes de solos; Figura 10: Solo litólico de Cuiaba, destacando-se as camadas cochosas inclinadas; Figura 11: Mapa de Minas Gerais mostrando uma concentração maior de povoados e cidades nas áreas mais acidentadas; Figura 12: Chav... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Ecologia; Ecologia vegetal; Meio ambiente. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
LEADER 03496naa a2200157 a 4500 001 2044844 005 2022-01-27 008 1996 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aRESENDE, M. 245 $aAmbiente agrícola$bpercepção e interpretação. 260 $c1996 520 $aUm novo (ou velho) método para se aprender; A indicação dos estudantes; A aprendizagem ecológica; Ambiente: um complexo de interações; Escala de abordagem; Seleção do que é significativo: Problema mais de síntese do que de análise (Litólicos de Cuiabá, Baixada Santista, Perfil fundiário, O caso do Acre); Fatores diretos e indiretos; Simplificar é preciso: perceber é o primeiro passo, A interpretação vem junto e em seguida; O conhecimento precisa ser transferido; A classe de solo pode ajudar: identificação das classes de ambiente, Os ambientes encontram-se num contexto local A analogia com a identificação de vacas holandesas e nelore. Radiação; Água; Nutrientes; As interações. Figura 1. Representação de produtores, consumidores e decompositores; Figura 2: Evolução da influência do homem nos ecossistemas; Figura 3: Tetraedro ecológico; Figura 4: Faixa de tolerância (linha horizontal) para cada qualidade do ambiente; Figura 5: Zoneamento macroecológico do Brasil; Figura 6: Bloco-diagrama da Zona da Mata, MG, mostrando o terraço e os ambientes da grota e das imediações; Figura 7: Sequência de solos e vegetação da vereda ao topo da elevação; Figura 8: Tessela, ou ecotessela, formada por fitotessela e pedotessela; Figura 9: Espessura relativa de várias classes de solos; Figura 10: Solo litólico de Cuiaba, destacando-se as camadas cochosas inclinadas; Figura 11: Mapa de Minas Gerais mostrando uma concentração maior de povoados e cidades nas áreas mais acidentadas; Figura 12: Chave simplificada de identificação dos solos próximos ao açude de Ibimirim, PE; Figura 13: Esquema mostrando influência da largura dos vales e do desnível do terreno influência da orientação do vale na radiação recebida pela superfície do solo; Figura 14: Disposição dos capões de mato ao longo dos rios no norte de Minas Gerais; Figura 15: Esquema mostrando vegetação arbórea sem perda de folhas onde o lençol freático está mais alto; Figura 16: Esquema do destino da água sw precipitação sob mata e sob pastagem: é interceptada pela parte aérea da vegetação e depois evaporada; escorre pela superfície; infiltra-se no solo e perde-se por evapotranspiração; Figura 18: Densidade e perenidade dos cursos d'água dependendo da precipitação, indicada pela fase da vegetação, pela profundidade e pelo relevo do solo; Figura 19: Esquema mostrando entradas e saídas de nutrientes no agroecossistema; Figura 20: Taxa de pedogênese variando conforme a profundidade do solo e de erosão, conforme o relevo, chapadão, antigo chapadão sendo dissecado e rocha fresca próxima da superfície dando origem a solos mais ricos; Tabela 1: Exemplo para ilustrar a importância do contexto e a variável pertinente; Tabela 2: Qualidades ecológicas do ambiente agrícola e seus fatores determinantes; Tabela 4: Contraste entre as estratégias das plantas para enfrentar as deficiências de água e as de nutrientes; Tabela 5: Resistência do cerrado, da caatinga e da mata à deficiência de água e nutrientes. 650 $aEcologia 650 $aEcologia vegetal 650 $aMeio ambiente 773 $tAlternativas. Cadernos de Agroecologia, p. 1-17, 1996.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Caprinos e Ovinos (CNPC) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agricultura Digital. Para informações adicionais entre em contato com cnptia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
27/08/2008 |
Data da última atualização: |
02/10/2008 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
ABDON, M. de M.; SILVA, J. dos S. V. da. |
Afiliação: |
Myrian de Moura Abdon, INPE; João dos Santos Vila da Silva, CNPTIA. |
Título: |
Sub-região de Miranda. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
In: ABDON, M. de M.; SILVA, J. dos S. V. da. Fisionomias da vegetação nas sub-regiões do Pantanal Brasileiro. São José dos Campos: INPE; Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2006. |
Páginas: |
Não paginado. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
CD-2007.00009. |
Conteúdo: |
Delimitação e Localização. Geologia. Geomorfologia. Solos. Vegetação. Sistema produtivo. |
Palavras-Chave: |
GPS; SIG; Sistema de Posicionamento Global; Sistema de Processamento de Imagens; Sub-regiões. |
Thesagro: |
Relevo; Sistema de Informação Geográfica; Solo; Vegetação. |
Thesaurus NAL: |
Pantanal; spring. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00979naa a2200289 a 4500 001 1009655 005 2008-10-02 008 2006 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aABDON, M. de M. 245 $aSub-região de Miranda. 260 $c2006 300 $aNão paginado. 500 $aCD-2007.00009. 520 $aDelimitação e Localização. Geologia. Geomorfologia. Solos. Vegetação. Sistema produtivo. 650 $aPantanal 650 $aspring 650 $aRelevo 650 $aSistema de Informação Geográfica 650 $aSolo 650 $aVegetação 653 $aGPS 653 $aSIG 653 $aSistema de Posicionamento Global 653 $aSistema de Processamento de Imagens 653 $aSub-regiões 700 1 $aSILVA, J. dos S. V. da 773 $tIn: ABDON, M. de M.; SILVA, J. dos S. V. da. Fisionomias da vegetação nas sub-regiões do Pantanal Brasileiro. São José dos Campos: INPE; Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2006.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
|
Nenhum exemplar cadastrado para este documento. |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|