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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pecuária Sul. |
Data corrente: |
06/06/2013 |
Data da última atualização: |
10/09/2013 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
NATH, C. D.; DUCATTI, C.; NERES, M. A.; MUFATTO, L. M.; CASTAGNARA, D. D.; OLIVEIRA, P. S. R.; SILVA, G. M. da. |
Afiliação: |
Caroline Daiane Nath, GRADUANDA UNIOESTE; Camila Ducatti, MESTRANDA UNIOESTE; Marcela Abbado Neres, UNIOESTE; Liziane Maciel Mufatto, GRADUANDA UNIOESTE; Deise Dalazen Castagnara, POS-DOUTORANDA UNIOESTE; Paulo Sérgio Rabello Oliveira, UNIOESTE; GUSTAVO MARTINS DA SILVA, CPPSUL. |
Título: |
Crescimento e desenvolvimento de híbrido de milho no verão sob diferentes sistemas de uso do solo no inverno. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 23., 2013, Foz do Iguaçu. Zootecnia do futuro: produção animal sustentável. Foz do Iguaçu: ABZ: Unioeste: UTFPR, 2013. |
Páginas: |
p. 2646-2648. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
ZOOTEC 2013. |
Palavras-Chave: |
Integração lavoura-pecuária. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00774nam a2200205 a 4500 001 1959498 005 2013-09-10 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aNATH, C. D. 245 $aCrescimento e desenvolvimento de híbrido de milho no verão sob diferentes sistemas de uso do solo no inverno.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 23., 2013, Foz do Iguaçu. Zootecnia do futuro: produção animal sustentável. Foz do Iguaçu: ABZ: Unioeste: UTFPR$c2013 300 $ap. 2646-2648. 500 $aZOOTEC 2013. 653 $aIntegração lavoura-pecuária 700 1 $aDUCATTI, C. 700 1 $aNERES, M. A. 700 1 $aMUFATTO, L. M. 700 1 $aCASTAGNARA, D. D. 700 1 $aOLIVEIRA, P. S. R. 700 1 $aSILVA, G. M. da
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Registro original: |
Embrapa Pecuária Sul (CPPSUL) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
Data corrente: |
03/11/2011 |
Data da última atualização: |
11/06/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SILVA, D. M. PPIRES e; CURADO, F. F.; GOMES, L. J. |
Afiliação: |
DAIANE MARIA PIRES E SILVA; FERNANDO FLEURY CURADO, CPATC; LARA JANE GOMES, UFS. |
Título: |
Percepção ambiental de educadores da rede pública de Itaporanga D'Ajuda. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTERIOS, 1., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011. 1 CD-ROM. |
Descrição Física: |
Artigo em anais. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão destas diferentes perspectivas de leitura acerca do ambiente por parte destes educadores demonstrou o papel preponderante da construção de referenciais de educação ambiental que contribuam na conformação de uma prática pedagógica fundamentada nos princípios da sustentabilidade ambiental. MenosA educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Sustentabilidade ambiental. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/45433/1/Percepcao.pdf
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Marc: |
LEADER 02505nam a2200169 a 4500 001 1904852 005 2019-06-11 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, D. M. PPIRES e 245 $aPercepção ambiental de educadores da rede pública de Itaporanga D'Ajuda.$h[electronic resource] 260 $aIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTERIOS, 1., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011. 1 CD-ROM.$c2011 300 $cArtigo em anais. 520 $aA educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão destas diferentes perspectivas de leitura acerca do ambiente por parte destes educadores demonstrou o papel preponderante da construção de referenciais de educação ambiental que contribuam na conformação de uma prática pedagógica fundamentada nos princípios da sustentabilidade ambiental. 650 $aEducação Ambiental 653 $aSustentabilidade ambiental 700 1 $aCURADO, F. F. 700 1 $aGOMES, L. J.
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Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC) |
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