Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Caprinos e Ovinos; Embrapa Semiárido.
Data corrente:  27/11/1995
Data da última atualização:  12/02/2019
Autoria:  ARAUJO FILHO, J. A. de; GADELHA, J. A.; TORRES, S. M. de S.; CATUNDA, A. G.
Título:  Introducao de gramineas forrageiras em terra seca.
Ano de publicação:  1982
Fonte/Imprenta:  In: Universidade Federal do Ceara. Centro de Ciencias Agrarias. Estudos de Pastagem Nativa do Ceara. Fortaleza: BNB, 1982.
Páginas:  p. 47-67.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Estudo da capacidade de adaptacao de gramineas exoticas perenes as condicoes ecologicas dos sertoes cearenses, bem como avaliar a viabilidade economica de semear as pastagens nativas cearenses com forrageiras perenes.
Palavras-Chave:  Brasil; Ceará; Forrageira; Gramínea exótica; Irauçuba; Quixadá; Recursos naturais; Terra seca; Viabilidade econômica.
Thesagro:  Forragem; Pastagem nativa; Recurso natural; Vegetação nativa.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Semiárido (CPATSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPC31122 - 1ADDPL - PPFOL 00952FOL 00952
CPATSA4094 - 1ADDPL - PP633.202098131C387e
Voltar






Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Semiárido.
Data corrente:  04/07/2020
Data da última atualização:  12/02/2021
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  B - 2
Autoria:  JATOBÁ, L.; SILVA, A. F.
Afiliação:  Lucivânio Jatobá, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA.
Título:  A excursão linear como instrumento do processo ensino-aprendizagem em geografia física.
Ano de publicação:  2020
Fonte/Imprenta:  Ciência Geográfica, v. 24, n. 1, p. 171-190, 2020.
Idioma:  Português
Conteúdo:  No presente artigo, objetivou-se analisar a importância da excursão linear como instrumento didático no ensino de Geografia, para análise interdisciplinar das paisagens, fornecer material didático à preparação e realização de uma excursão linear, enfatizando dimensões conceituais de Geologia, Geomorfologia, Climatologia e Pedologia, de maneira integrada, apresentar um exemplo de excursão linear, realizada pelos autores, abrangendo uma ampla área da parte oriental do Estado de Pernambuco, e mostrar exemplos da possibilidade de se estabelecer, no campo, as bases da interdisciplinaridade na interpretação de elementos do quadro natural. São sugeridas diversas estratégias de ensino empregadas numa excursão linear realizada no Estado de Pernambuco.
Palavras-Chave:  Ensino de geografia Física; Excursão didático-pedagógica; Interdisciplinaridade; Paisagens naturais; Quadro natural.
Thesagro:  Climatologia; Geografia; Geologia; Geomorfologia; Pedologia; Recurso Natural.
Thesaurus NAL:  Landscapes; Natural resources.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/214373/1/A-excursao-linear-como-instrumento-do-processo-ensino-aprendizagem-em-geografia-fisica-2020.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Semiárido (CPATSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPATSA59165 - 1UPCAP - DD
Fechar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional