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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
11/12/2023 |
Data da última atualização: |
12/12/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ROMANO, K.; BANOVIC, M.; MARTINS, I. B. A.; ALCANTARA, M. DE; SANTOS, G. N.; SANT'ANNA, L. J.; DELIZA, R. |
Afiliação: |
KAREN ROMANO, UFRRJ; MARIJA BANOVIC, Aarhus University; INAYARA BEATRIZ ARAUJO MARTINS, Faperj; MARCELA DE ALCANTARA, CNPq; GABRIEL NOGUEIRA SANTOS, UFRJ; LAUDIANE JUSTO SANT'ANNA, UFRRJ; ROSIRES DELIZA, CTAA. |
Título: |
Emoções evocadas por biscoito adicionado de farinha de inseto e efeito da neofobia alimentar. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Pôster 168404; SLACAN. |
Conteúdo: |
O acelerado crescimento populacional mundial impulsiona o uso de proteínas alimentares alternativas que causam menos impactos ambientais. Dentre elas, a entomofagia, prática milenar de consumir insetos como alimento, em países da África, Ásia e Oceania. Entretanto, no ocidente, pode estar associada a emoções negativas seja por baixa familiaridade ou relutância em experimentar novos produtos. O estudo investigou emoções evocadas pelos consumidores ao se imaginarem consumindo biscoito adicionado de farinha de inseto (BAFI) e o efeito da neofobia alimentar. 544 brasileiros consumidores de biscoito assinalaram as emoções e as respectivas intensidades (1: baixa, 2: média, 3: alta) que poderiam ser sentidas ao consumir BAFI, pela metodologia rate-all-that-apply (RATA). Posteriormente, responderam a Escala de Neofobia de Alimentos (FNS) e questões sociodemográficas. Os dados RATA foram analisados por ANOVA e teste de média Fisher, considerando p≤0,05. Na FNS, participantes foram segmentados conforme suas pontuações em três níveis de neofobia: neofílicos (n=80), neutro (n=394) e neofóbicos (n=70). O teste de χ2 avaliou diferenças entre os grupos quanto ao perfil socioeconômico. As emoções mais evocadas relacionadas ao consumo de BAFI foram: surpreso, nojo, curioso, medo e insatisfeito. O grau de neofobia influenciou (p≤0,05) as emoções dos consumidores, sugerindo relutância em assumir riscos culinários e em manterem-se fiéis aos produtos familiares. Indivíduos neofóbicos sentiriam com mais intensidade nojo (média 2,60), medo (média=2,14) e insatisfação (m=1,75); e neofílicos sentiriam-se mais curiosos (média=2,39), surpresos (média=2,13) e entusiasmados (média=1,73) ao consumirem BAFI. Houve diferenças (p≤0,05) entre os grupos apenas para idade, sendo mais neofóbicos os indivíduos mais velhos (46 a 55 anos). As emoções evocadas pelo BAFI foram influenciadas pelo nível de neofobia, sendo relevante desenvolver estratégias promotoras de benefícios nutricionais e segurança do alimento, pois podem favorecer aceitação e familiarizar o consumidor brasileiro com o produto, podendo ainda estimular curiosidade em experimentá-lo e, consequentemente, diminuir níveis de neofobia. MenosO acelerado crescimento populacional mundial impulsiona o uso de proteínas alimentares alternativas que causam menos impactos ambientais. Dentre elas, a entomofagia, prática milenar de consumir insetos como alimento, em países da África, Ásia e Oceania. Entretanto, no ocidente, pode estar associada a emoções negativas seja por baixa familiaridade ou relutância em experimentar novos produtos. O estudo investigou emoções evocadas pelos consumidores ao se imaginarem consumindo biscoito adicionado de farinha de inseto (BAFI) e o efeito da neofobia alimentar. 544 brasileiros consumidores de biscoito assinalaram as emoções e as respectivas intensidades (1: baixa, 2: média, 3: alta) que poderiam ser sentidas ao consumir BAFI, pela metodologia rate-all-that-apply (RATA). Posteriormente, responderam a Escala de Neofobia de Alimentos (FNS) e questões sociodemográficas. Os dados RATA foram analisados por ANOVA e teste de média Fisher, considerando p≤0,05. Na FNS, participantes foram segmentados conforme suas pontuações em três níveis de neofobia: neofílicos (n=80), neutro (n=394) e neofóbicos (n=70). O teste de χ2 avaliou diferenças entre os grupos quanto ao perfil socioeconômico. As emoções mais evocadas relacionadas ao consumo de BAFI foram: surpreso, nojo, curioso, medo e insatisfeito. O grau de neofobia influenciou (p≤0,05) as emoções dos consumidores, sugerindo relutância em assumir riscos culinários e em manterem-se fiéis aos produtos familiares. Indivíduos neofóbicos sentiriam c... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Entomofagia; Neofobia alimentar; Rate-all-that-apply (RATA). |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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