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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
11/12/2023 |
Data da última atualização: |
12/12/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
LOPES, C. M. A.; ANDRADE, J. C.; DELIZA, R. |
Afiliação: |
C. M. A. LOPES, UFRJ; J. C. ANDRADE, Universidade de Caxias do Sul; ROSIRES DELIZA, CTAA. |
Título: |
A informação sobre 'carne baixo carbono' e os atributos do rótulo influenciam a intenção de compra de carne bovina? |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
166345 Pôster; SLACAN. |
Conteúdo: |
A crescente demanda por produtos com menor impacto ambiental têm influenciado os padrões de compra e o desenvolvimento sustentável da cadeia alimentar. Tecnologias como a “Carne Baixo Carbono” (CBC) estão sendo desenvolvidas, buscando certificar a carne bovina obtida em sistemas pecuários que adotam práticas capazes de mitigar o metano emitido pelos bovinos. Entretanto, tal conceito parece ser pouco difundido entre os consumidores. Objetivou-se investigar a influência da informação sobre a definição de CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a análise conjunta. Foi aplicado um questionário online em duas condições experimentais: Com informação sobre CBC (n= 431, 56% feminino) e sem informação (n= 423, 53% feminino). Três fatores foram considerados: preço (baixo e alto), selo CBC (presente e ausente) e alegação (alegação de sustentabilidade, de bem-estar animal, sensorial e sem alegação). Oito imagens de protótipos de carne bovina embalada a vácuo foram criadas seguindo um planejamento fatorial fracionado e avaliadas utilizando escalas estruturadas de 7 pontos (1: certamente não compraria a 7: certamente compraria). Os dados foram analisados por ANOVA considerando efeitos principais e interações. A importância relativa e utilidade individual foram calculadas. Os resultados mostraram que a informação fornecida sobre CBC favoreceu a intenção de compra de carne bovina (5,2 vs. 5,0, p≤0,05). O preço apresentou maior importância relativa nas duas condições experimentais, seguido da alegação e do selo CBC. Em ambas as condições a presença do selo CBC, o preço baixo e as alegações de sustentabilidade e bem-estar animal contribuíram positivamente na intenção de compra. Por outro lado, a alegação sensorial contribuiu negativamente na condição com informação. Os achados sugerem que a informação sobre o significado de novas tecnologias sustentáveis (CBC) e os atributos presentes no rótulo desempenham papel relevante como ferramenta para conscientizar os consumidores e orientar a intenção de compra de carne bovina. MenosA crescente demanda por produtos com menor impacto ambiental têm influenciado os padrões de compra e o desenvolvimento sustentável da cadeia alimentar. Tecnologias como a “Carne Baixo Carbono” (CBC) estão sendo desenvolvidas, buscando certificar a carne bovina obtida em sistemas pecuários que adotam práticas capazes de mitigar o metano emitido pelos bovinos. Entretanto, tal conceito parece ser pouco difundido entre os consumidores. Objetivou-se investigar a influência da informação sobre a definição de CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a análise conjunta. Foi aplicado um questionário online em duas condições experimentais: Com informação sobre CBC (n= 431, 56% feminino) e sem informação (n= 423, 53% feminino). Três fatores foram considerados: preço (baixo e alto), selo CBC (presente e ausente) e alegação (alegação de sustentabilidade, de bem-estar animal, sensorial e sem alegação). Oito imagens de protótipos de carne bovina embalada a vácuo foram criadas seguindo um planejamento fatorial fracionado e avaliadas utilizando escalas estruturadas de 7 pontos (1: certamente não compraria a 7: certamente compraria). Os dados foram analisados por ANOVA considerando efeitos principais e interações. A importância relativa e utilidade individual foram calculadas. Os resultados mostraram que a informação fornecida sobre CBC favoreceu a intenção de compra de carne bovina (5,2 vs. 5,0, p≤0,05). O preço apresentou maior importância relativa nas duas condições experimenta... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise Conjunta; Sustentabilidade. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 02905nam a2200181 a 4500 001 2159497 005 2023-12-12 008 2023 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aLOPES, C. M. A. 245 $aA informação sobre 'carne baixo carbono' e os atributos do rótulo influenciam a intenção de compra de carne bovina?$h[electronic resource] 260 $aIn: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá$c2023 500 $a166345 Pôster; SLACAN. 520 $aA crescente demanda por produtos com menor impacto ambiental têm influenciado os padrões de compra e o desenvolvimento sustentável da cadeia alimentar. Tecnologias como a “Carne Baixo Carbono” (CBC) estão sendo desenvolvidas, buscando certificar a carne bovina obtida em sistemas pecuários que adotam práticas capazes de mitigar o metano emitido pelos bovinos. Entretanto, tal conceito parece ser pouco difundido entre os consumidores. Objetivou-se investigar a influência da informação sobre a definição de CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a análise conjunta. Foi aplicado um questionário online em duas condições experimentais: Com informação sobre CBC (n= 431, 56% feminino) e sem informação (n= 423, 53% feminino). Três fatores foram considerados: preço (baixo e alto), selo CBC (presente e ausente) e alegação (alegação de sustentabilidade, de bem-estar animal, sensorial e sem alegação). Oito imagens de protótipos de carne bovina embalada a vácuo foram criadas seguindo um planejamento fatorial fracionado e avaliadas utilizando escalas estruturadas de 7 pontos (1: certamente não compraria a 7: certamente compraria). Os dados foram analisados por ANOVA considerando efeitos principais e interações. A importância relativa e utilidade individual foram calculadas. Os resultados mostraram que a informação fornecida sobre CBC favoreceu a intenção de compra de carne bovina (5,2 vs. 5,0, p≤0,05). O preço apresentou maior importância relativa nas duas condições experimentais, seguido da alegação e do selo CBC. Em ambas as condições a presença do selo CBC, o preço baixo e as alegações de sustentabilidade e bem-estar animal contribuíram positivamente na intenção de compra. Por outro lado, a alegação sensorial contribuiu negativamente na condição com informação. Os achados sugerem que a informação sobre o significado de novas tecnologias sustentáveis (CBC) e os atributos presentes no rótulo desempenham papel relevante como ferramenta para conscientizar os consumidores e orientar a intenção de compra de carne bovina. 650 $aConsumidor 653 $aAnálise Conjunta 653 $aSustentabilidade 700 1 $aANDRADE, J. C. 700 1 $aDELIZA, R.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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