Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Semiárido.
Data corrente:  09/11/1993
Data da última atualização:  26/04/2017
Autoria:  BORGES-ANDRADE, J. E.
Título:  Aprendizagem por observação: perspectivas teóricas e contribuições para o planejamento instrucional - uma revisão.
Ano de publicação:  1981
Fonte/Imprenta:  Revista de Psicologia: Ciência e Profissão, v. 1, n. 2, p. 2-68, jul. 1981.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O presente trabalho inclui uma introdução teórica e uma revisão de estudos experimentais a respeito de aprendizagem por observação. Na introdução, dois enfoques teóricos tradicionais são apresentados e discutidos: o operante e o da aprendizagem social. A tendência mais recente de considerar estas duas interpretações como complementares e não necessariamente incompatíveis e apresentada. Em seguida, algumas aplicações de procedimentos de figuração(3) são descritas. A revisão de pesquisas teve como objetivo investigar dois pressupostos teóricos: 1) a eficácia da utilização de figuração e 2) encontrar apoio experimental para o postulado que afirma que o modelo humano exerce dois papéis na aprendizagem por observação - como instrumento informativo e como fator sócio-cultural. Estes objetivos foram perseguidos tendo-se como perspectiva a prendizagem de diversas categorias de habilidades: atitudes, habilidades motoras, informações verbais e habilidades intelectuais - de acordo com uma taxomania de capacidades aprendidas previamente escolhida. Assim, os estudos experimentais são discutidos e analisados e os pressupostos teóricos acima descritos são testados. As implicações para o planejamento instrucional são discutidas, tendo em vista os resultados da revisão e as condições de ensino que deveriam ser manipuladas para maximizar a aprendizagem das quatro categorias de habilidades acima relacionadas.
Palavras-Chave:  Apprenticeshhip; Contribuicao; Institutional planning; Methods; Observacao; Perspectiva teorica; Planejamento institucional.
Thesagro:  Aprendizagem; Método.
Thesaurus Nal:  Learning.
Categoria do assunto:  X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Semiárido (CPATSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATSA20518 - 1ADDSP - PP0086100861
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, W. F. C de; PEREIRA, I.; LUCENA, F. A. de; MARTINS, L. P.; FURTADO, R. F.; CASTRO, R. J. S. de; SATO, H. H. A new system of Erwinia sp. D12 cells immobilized in a matrix of alginate and algaroba gum (Prosopis juliflora ): An efficient way to improve isomaltulose production. Process Biochemistry, v. 114, p. 52?58, 2022.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: A - 1
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Expressão de busca inválida. Verifique!!!
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional