Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria Tropical. |
Data corrente: |
27/08/1997 |
Data da última atualização: |
31/05/2016 |
Autoria: |
MAGALHÃES, F. A. R. |
Título: |
Métodos descritivos e avaliação sensorial de doce de leite pastoso. |
Ano de publicação: |
1996 |
Fonte/Imprenta: |
Viçosa: UFV, 1996. |
Páginas: |
83 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A primeira parte do presente trabalho tratou de descrever os quatro metodos sensoriais julgados mais importantes dentre os denominados descritivos, que sao: analise descritiva quantitativa - ADQ, analise de perfil de sabor, analise de perfil de textura e metodo do perfil livre. Na segunda parte foi tracado o perfil sensorial por analise descritiva quantitativa de cinco marcas comerciais de doce de leite pastoso mais vendidas em Minas Gerais. Foi promovido tambem um teste de aceitacao entre as referidas marcas, cujos resultados foram correlacionados com aqueles produzidos pela analise descritiva quantitativa. Para determinacao do perfil sensorial por analise descritiva quantitativa, foram utilizados oito provadores selecionados e treinados; para o ...desenvolvimento dos termos descritivos, foi utilizado o metodo da lista previa, por proporcionar razoavel ganho de tempo. Os atributos sensoriais avaliados foram: cor, odor, aroma, consistencia, sabor, textura, gosto, doce, adesividade e sabor residual. Concluio-se que o lider do painel deve ter bom conhecimento do produto-teste, dadas as dificuldades de verbalizacao dos provadores em exprimir suas respostas aos estimulos; a pefrseveranca ao lider e fundamental; o perfil sensorial das cinco marcas avaliadas apresentou grandes variacoes nos atributos estudados; e a maior aceitacao do doce de leite pastoso estava relacionada com a presenca de cor clara, odor tipico, aroma tendendo para muito pronunciado, consistencia intermediaria, sabor (caramelo) tipico. MenosA primeira parte do presente trabalho tratou de descrever os quatro metodos sensoriais julgados mais importantes dentre os denominados descritivos, que sao: analise descritiva quantitativa - ADQ, analise de perfil de sabor, analise de perfil de textura e metodo do perfil livre. Na segunda parte foi tracado o perfil sensorial por analise descritiva quantitativa de cinco marcas comerciais de doce de leite pastoso mais vendidas em Minas Gerais. Foi promovido tambem um teste de aceitacao entre as referidas marcas, cujos resultados foram correlacionados com aqueles produzidos pela analise descritiva quantitativa. Para determinacao do perfil sensorial por analise descritiva quantitativa, foram utilizados oito provadores selecionados e treinados; para o ...desenvolvimento dos termos descritivos, foi utilizado o metodo da lista previa, por proporcionar razoavel ganho de tempo. Os atributos sensoriais avaliados foram: cor, odor, aroma, consistencia, sabor, textura, gosto, doce, adesividade e sabor residual. Concluio-se que o lider do painel deve ter bom conhecimento do produto-teste, dadas as dificuldades de verbalizacao dos provadores em exprimir suas respostas aos estimulos; a pefrseveranca ao lider e fundamental; o perfil sensorial das cinco marcas avaliadas apresentou grandes variacoes nos atributos estudados; e a maior aceitacao do doce de leite pastoso estava relacionada com a presenca de cor clara, odor tipico, aroma tendendo para muito pronunciado, consistencia intermediari... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Metodos sensoriais. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria Tropical (CNPAT) |
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