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Registros recuperados : 3 | |
1. | | ROQUE, A. A. de O.; SOUZA, Z. M. de; BARBOSA, R. S.; SOUZA, G. S. de. Controle de tráfego agrícola e atributos físicos do solo em área cultivada com cana-de-açúcar. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 45, n. 7, p. 744-750, jul. 2010 Título em inglês: Agricultural traffic control and soil physical attributes in sugarcane areas. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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3. | | RONQUIM, C. C.; GUILARDI, V.; AGUIAR, D. A. DE; ROQUE, A. A. DE O.; RUDORFF, B. F. T.; DRUGOWICH, M. I.; MOREIRA, M. A. Uso de geotecnologias para análise da dinâmica das áreas de citros e cana-de-açúcar nos últimos 26 anos na Bacia do Mogi-Pardo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 17., 2015, João Pessoa. Anais... São José dos Campos: INPE, 2015. p. 3361-3368. Biblioteca(s): Embrapa Territorial. |
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Registros recuperados : 3 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
18/10/2010 |
Data da última atualização: |
30/04/2018 |
Autoria: |
ROQUE, A. A. de O.; SOUZA, Z. M. de; BARBOSA, R. S.; SOUZA, G. S. de. |
Afiliação: |
Antoniane Arantes de Oliveira Roque, Universidade Estadual de Campinas; Zigomar Menezes de Souza, Universidade Estadual de Campinas; Ronny Sobreira Barbosa, Universidade Estadual de Campinas; Gustavo Soares de Souza, Universidade Estadual de Campinas. |
Título: |
Controle de tráfego agrícola e atributos físicos do solo em área cultivada com cana-de-açúcar. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 45, n. 7, p. 744-750, jul. 2010 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título em inglês: Agricultural traffic control and soil physical attributes in sugarcane areas. |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do controle de tráfego agrícola na compactação do solo em áreas cultivadas com cana-de-açúcar no sistema de colheita mecanizada. O trabalho foi realizado em delineamento de blocos ao acaso, em parcelas subsubdivididas com os tratamentos: colheita mecanizada tradicional; corte mecanizado com controle de tráfego; e corte mecanizado com controle de tráfego e uso do piloto automático. Os atributos físicos do solo foram avaliados nas camadas de 0,0?0,1, 0,1?0,2 e 0,2?0,3 m de profundidade, na linha de plantio, no local em que o rodado passa e no entrerrodado. Avaliaram-se também os efeitos desses tratamentos sobre a produtividade da cana-de-açucar, respectivamente. O tráfego das máquinas agrícolas aumenta a densidade do solo e diminui o diâmetro médio ponderado dos agregados e a macroporosidade na linha de rodado em relação à linha de plantio, o que causa a degradação cumulativa da qualidade física do solo, ao longo dos anos de cultivo. Os dois anos de controle de tráfego agrícola da colheita não influenciaram os atributos físicos do solo estudados. |
Palavras-Chave: |
Automatic tractor guidance; Bitola; Trafegabilidade. |
Thesagro: |
Colheita Mecânica; Manejo do Solo. |
Thesaurus NAL: |
Gauges; Mechanical harvesting; Soil management; Trafficability. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/105726/1/Controle.pdf
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Marc: |
LEADER 02045naa a2200277 a 4500 001 1864470 005 2018-04-30 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aROQUE, A. A. de O. 245 $aControle de tráfego agrícola e atributos físicos do solo em área cultivada com cana-de-açúcar. 260 $c2010 500 $aTítulo em inglês: Agricultural traffic control and soil physical attributes in sugarcane areas. 520 $aO objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do controle de tráfego agrícola na compactação do solo em áreas cultivadas com cana-de-açúcar no sistema de colheita mecanizada. O trabalho foi realizado em delineamento de blocos ao acaso, em parcelas subsubdivididas com os tratamentos: colheita mecanizada tradicional; corte mecanizado com controle de tráfego; e corte mecanizado com controle de tráfego e uso do piloto automático. Os atributos físicos do solo foram avaliados nas camadas de 0,0?0,1, 0,1?0,2 e 0,2?0,3 m de profundidade, na linha de plantio, no local em que o rodado passa e no entrerrodado. Avaliaram-se também os efeitos desses tratamentos sobre a produtividade da cana-de-açucar, respectivamente. O tráfego das máquinas agrícolas aumenta a densidade do solo e diminui o diâmetro médio ponderado dos agregados e a macroporosidade na linha de rodado em relação à linha de plantio, o que causa a degradação cumulativa da qualidade física do solo, ao longo dos anos de cultivo. Os dois anos de controle de tráfego agrícola da colheita não influenciaram os atributos físicos do solo estudados. 650 $aGauges 650 $aMechanical harvesting 650 $aSoil management 650 $aTrafficability 650 $aColheita Mecânica 650 $aManejo do Solo 653 $aAutomatic tractor guidance 653 $aBitola 653 $aTrafegabilidade 700 1 $aSOUZA, Z. M. de 700 1 $aBARBOSA, R. S. 700 1 $aSOUZA, G. S. de 773 $tPesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF$gv. 45, n. 7, p. 744-750, jul. 2010
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